Relatório aponta irregularidades no Hospital de Caridade de Ijuí

A assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta para que não ocorram mais cobranças no atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas dependências do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) é um dos resultados do relatório da auditoria realizada no Hospital pela Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), entre os dias 22 e 24 de maio. O relatório final foi concluído no último dia 29. O médico-auditor da SES/RS, César Augusto Trinta Weber informa que esse Termo de Conduta deverá ser assinado pelo presidente do HCI, Darcício Perondi. Segundo ele, as denúncias ficaram comprovadas por meio de provas consistentes, como a existência de dois documentos internos da direção, um, orientando os funcionários a cobrarem pelo atendimento e outro mudando a orientação e reconhecendo o equívoco. De acordo com o médico, as cobranças irregulares teriam sido realizadas ferindo o direito constitucional à saúde e os princípios do Sistema Único de Saúde, como universalidade e gratuidade. Também foram incluídos no processo, depoimentos de funcionários, administradores e técnicos do HCI, presidentes dos conselhos municipais de saúde, secretários de saúde dos municípios envolvidos. O prefeito municipal de Ijúí, Ademir Burmann e o secretário municipal de saúde, Avante Ballin também prestaram informações à auditoria. A SES/RS já encaminhou o relatório à direção do HCI, à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, ao Conselhos Regional de Saúde e aos Conselhos Municipais de Saúde dos municípios de Ijuí, Inhacorá, Catuípe e Chiapeta. Também foi enviada uma cópia do relatório para o Ministério Público dar continuidade às investigações sobre a responsabilidade das cobranças.