Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Representantes da Rede Escola de Governo e Procergs visitam universidade chinesa

Publicação:

A diretora de Educação e Formação da FDRH, Sandra Bitencourt, visitou nesta terça-feira (3), na Universidade de Tsingua, na China. Fundada em 1911, a instituição tem atualmente 39.470 estudantes, sendo que 15 mil são da graduação e o restante da pós-graduação. Diretor-presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistapasse acompanhou a visita à universidade.

A comitiva gaúcha - que acompanha o governador Tarso Genro - foi recebida pela responsável pelo setor de cooperação internacional da Escola, Bo Meng, e pela vice-diretora da instituição, Grace Yu. Sandra afirmou que trata-se de uma escola internacionalizada, que desenvolve dois programas. Tem o chamado treinamento para os servidores públicos, com cursos de três meses até dois anos, e os de pós-graduação, com mestrado e doutorado. Aberto a todo público, os cursos de pós-graduação são oferecidos em chinês e inglês.

Conforme a diretora, esta facilidade atrai alunos do mundo todo, reunindo 40 nacionalidades. São 800 estudantes somente na pós-graduação, alunos que buscam conhecimento na administração pública e desenvolvimento internacional. A escola tem convênio com a Universidade de Harvard nos Estados Unidos e possui seis centros fixos de pesquisa na área da Administração Pública.

A diretora da Escola cumprimentou pela estruturação rápida e ágil de uma Rede tão significativa. São verdadeiramente novas ideias. Reúne elementos tão diferentes trazidos da sociedade para serem trabalhados dentro da lógica das políticas públicas, destacou Bo Meng.

Durante o encontro, Sandra propôs uma aproximação com a Rede Escola de Governo através de seminários. A ideia é preparar gestores públicos, professores, estudantes, líderes empresariais para fomentar programas de cooperação com efetividade entre o Rio Grande do Sul e China.

Para tanto, a Rede Escola de Governo contará com o total apoio tecnológico da Procergs. Aquistapasse sugeriu que essa primeira aproximação seja realizada através de videoconferência e já tratou das questões técnicas. Cabe à Rede Escola a partir de agora definir conteúdo, público e data.

Texto: Lise Aydos
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul