Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Residencial em Pelotas garante moradia para 280 famílias

Publicação:

O Governo do Estado, por meioda Secretaria de Habitação e Saneamento, realizounesta segunda-feira (30), em Pelotas, a entrega das 280 unidades habitacionais do Residencial Haraganos, em conjunto comGoverno Federal, Caixa Econômica, e prefeitura.

O Residencial Haragano foi construído em uma área repassada pelo governo estadual por meio do programa Banco de Terras e financiado pelo Minha Casa Minha Vida – FAR, doGovernoFederal, através da Caixa. A prefeitura foi a responsável pelo cadastramento dos beneficiados – famílias de baixa renda – e tambémpela infraestruturado local.

Para o secretárioestadual da Habitação e Saneamento, Marcel Frison, foi um grande momento para as famílias que finalmente receberam as chaves de sua casa própria.“Estamos aqui paragarantira vocês um direito, constitucional, de moradia digna. Mas queremos também a contrapartida, que é o cuidado e a responsabilidade com a conservação deste bem”. As chaves foram entregues simbolicamente a três moradores, entre eles uma senhora portadora de deficiência. Dos 280 imóveis, dez são casas com acessibilidade.

O Residencial Haraganos está localizado no Loteamento Dunas, bairro Areal, e teve um investimento total de R$ 14,8 milhões. Foi construído com uma tecnologia sustentável, chamadawoodframe (perfil de madeira). Somente nesta obra, a emissão de gás carbônico teve uma redução de 80%. Foi utilizada madeira de reflorestamento, transformada em placas pré-moldadas. A parte externa das paredes é revestida por uma placa de cimento e no interior o revestimento é feito por uma chapa de madeira, coberta com gesso acartonado. Cada casa tem 44 metros quadrados.

Texto e foto: Cláudia Corrêa

Portal do Estado do Rio Grande do Sul