Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Retirada embarcação afundada no Porto Velho de Rio Grande

Publicação:

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), em parceria com o Consórcio CBPO e a empresa Serra Morena, realizou no final da tarde de quinta-feira(18) a retirada da embarcação pesqueira Macarius que se encontrava afundada junto ao cais do Setor
Retirada embarcação afundada no Porto Velho de Rio Grande

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), em parceria com o Consórcio CBPO e a empresa Serra Morena, realizou no final da tarde de quinta-feira(18) a retirada da embarcação pesqueira Macarius que se encontrava afundada junto ao cais do Setor Oeste do Porto Velho, conhecido como Rincão da Cebola. A embarcação foi removida para evitar problemas ambientais. A Superintendência realiza no local obra de recuperação e reconstrução do cais.

Recentemente, a Superintendência do Porto de Rio Grande recebeu notificação do Ministério Público Federal, que solicitou a remoção da embarcação preocupado com os problemas ambientais que a mesma poderia ocasionar. De acordo com a Lei nº 8.630/93 (Lei de Modernização dos Portos), o porto fica responsável pela retirada da embarcação, caso o proprietário não o faça. Para remover o barco pesqueiro, a superintendência pediu permissão à 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande, já que a embarcação está incluída em processos trabalhistas.

Com a permissão, o porto rio-grandino iniciou na última quarta-feira (17), procedimentos para o esgotamento da água de dentro da embarcação. Na quinta-feira (18), ela voltou a flutuar sendo rebocada até o Porto Novo, onde, por volta das 17h30min, foi içada por um guindaste e colocada sobre o cais, de onde deve ser removida com o auxílio de uma carreta e levada a leilão público.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul