Reunião com Banco Mundial dará início à execução do Projeto RS Biodiversidade
Publicação:

Até o final de fevereiro, o Banco Mundial irá se reunir com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para definições relativas à execução do Projeto RS Biodiversidade. A afirmação é do Secretário Estadual do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires. Ele se reuniu com técnicos da Sema, Fepam e da Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag) a fim de estabelecer pontos estratégicos, que incluem a estruturação técnica de coordenação do Projeto a serem apresentados ao Banco Mundial.
O RS Biodiversidade - Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - é uma das políticas do governo do Estado com o objetivo de promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vistas ao desenvolvimento regional.
A fase preparatória do projeto foi desenvolvida pelas secretarias estaduais do Planejamento e Gestão e do Meio Ambiente (Defap, Fepam e Fundação Zoobotânica), contando com a parceria da Secretaria Estadual da Agricultura, Emater e Fepagro. Os recursos para a execução do projeto são oriundos de doação de US$ 5 milhões do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF)/ Banco Mundial, com contrapartida de US$ 6,1 milhões pelo Estado.
Para a fase de execução, será criada a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), com coordenadores técnicos a serem indicados pelos órgãos co-executores. Simões Pires destaca que o foco do projeto é o Bioma Pampa e as ações previstas são para práticas ambientais adequadas, solidarizando o setor produtivo ao desenvolvimento sustentável.