Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reunião pública em Candiota discute a Transição Energética Justa na Região Carbonífera

Evento busca garantir participação ativa da comunidade local no processo de transição

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Mineração (DM), realizará uma reunião pública na próxima terça-feira (8/4), às 18h, na sede da Câmara Municipal de Candiota. O objetivo é apresentar, tecnicamente, as etapas de elaboração do Plano de Transição Energética Justa (TEJ) para as regiões carboníferas do Rio Grande do Sul, elaborado pelo consórcio WayCarbon-Centro Brasil no Clima (CBC).

A reunião tem como foco garantir a participação ativa da comunidade local no processo de transição, considerando as necessidades das regiões carboníferas afetadas – como do Baixo Jacuí e da Campanha, que contemplam 19 municípios. A transição pode atingir mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, especialmente na Campanha – que depende da cadeia do carvão. A reunião será, por isso, uma oportunidade para que os cidadãos participem das decisões sobre o futuro energético da região.

O plano busca promover a mudança para energias renováveis e a descarbonização da matriz elétrica de maneira equilibrada com a mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico. São levadas em conta as particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais das comunidades impactadas.

A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, explica que o plano faz parte da Agenda ProClima2050, que visa a adaptação, mitigação e resiliência no cenário de mudanças climáticas. “O carvão tem importância histórica no Rio Grande do Sul, e a pedido do governador Eduardo Leite, a secretaria contratou um estudo para definir estratégias para a região”, destaca. “Este é o primeiro contato público com as comunidades, e a participação de todos é essencial para garantir um plano eficiente e inclusivo, com foco na transição energética. Os resultados orientarão as políticas públicas nos âmbitos econômico, ambiental e social.”

No mesmo dia, será lançada a Consulta Pública no site da Sema, que visa coletar informações essenciais sobre desafios, vocações e potenciais caminhos para a construção de uma transição justa e inclusiva. As respostas fornecidas serão fundamentais para a formulação do plano, garantindo que as políticas e ações adotadas reflitam as realidades locais e atendam às necessidades das comunidades impactadas.

Com o consórcio WayCarbon-CBC responsável pela elaboração do plano, o encontro será um espaço para que os moradores expressem suas opiniões e preocupações, contribuindo para um processo de transição mais justo e alinhado às necessidades locais.

O local da reunião é restrito a 120 lugares, e os interessados devem se inscrever neste formulário. A transmissão será feita pelas redes sociais da Câmara de Vereadores, permitindo que todos acompanhem as discussões.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul