Reunião sobre duplicação da 116 com presidente será neste mês, afirma Onyx

Onyx reunião Leite
Governador Leite recebeu ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no Piratini na manhã desta segunda (8) - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Os investimentos em infraestrutura no Rio Grande do Sul e as reformas a serem implementadas pelo governo federal estiveram entre os assuntos debatidos na manhã desta segunda-feira (8), durante café da manhã entre o governador Eduardo Leite, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e a bancada estadual do DEM, no Palácio Piratini.

No encontro, atendendo pedido do governador, o ministro informou que nos próximos dias definirá a data da reunião entre o chefe do executivo gaúcho e lideranças da Zona Sul com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para tratar das obras de duplicação da BR-116.

O pedido de agenda em Brasília, com a presença do governador, foi feito recentemente pelo movimento Juntos pela Duplicação da BR-116. A obra está 65% concluída, mas faltam vários trechos para a liberação total da nova pista. O encontro na capital federal deverá ocorrer até o fim deste mês, segundo previu o ministro.

A expectativa sobre a aprovação das reformas e a mobilização das bancadas também foram debatidas na reunião. O governador renovou ao ministro seu apoio à Reforma da Previdência e destacou que a proposta, além de ser importante para os estados, é fundamental para criar ambiente favorável no país. O governador Eduardo Leite já promoveu pelo menos dois encontros com a bancada federal gaúcha para reafirmar a necessidade de aprovação da matéria que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Onyx reunião Leite1
Expectativa sobre aprovação de reformas e a mobilização das bancadas também foram temas da reunião - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Eduardo Leite falou ainda sobre as medidas do governo para que o Rio Grande do Sul possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), entre as quais a Proposta de Emenda Constitucional (PEC). A PEC que retira a obrigatoriedade de plebiscito para a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. A previsão é de que seja votada ainda neste mês em mais duas comissões e no Plenário.

Além do ministro, participaram do café da manhã os deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni, Eric Lins e Thiago Duarte; Reginaldo Pujol, vereador em Porto Alegre; Evandro Soares, vereador em Gravataí; e Domingos Cunha, coordenador da bancada do DEM na Assembleia.

Texto: Renan Arais
Edição: Marcelo Flach/Secom