Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Revezamento da tocha olímpica tem acompanhamento do Samu RS

Publicação:

A passagem da Tocha Olímpica pelo Rio Grande do Sul conta com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante todo o trajeto, uma equipe da Secretaria da Saúde (SES) está à disposição para casos de emergência. O percurso pelo estado iniciou por Erechim no domingo (3) e se encerra no próximo sábado (9), em Torres. Nesta quinta-feira (7), o roteiro passa por Porto Alegre. 

O Samu estadual participa com dois veículos na comitiva: uma ambulância de suporte avançado (UTI Móvel) e um carro de apoio. Duas equipes, com 9 profissionais entre médicos, enfermeiros e condutores, se revezam durante a jornada, que inicia todos os dias por volta das 5h da manhã e termina às 22h.

Os profissionais ficam de prontidão para prestar os primeiros atendimentos nos casos de urgência clínica ou de trauma a todos que fazem parte do comboio, formado por cerca de 200 pessoas. Em cada um dos 28 municípios por onde a tocha passar haverá também parceria com as bases municipais do Samu. Até o momento, o serviço precisou realizar apenas atendimentos de menor gravidade. 

A carreata olímpica percorrerá 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água, passando por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres. Depois volta a Santa Catarina e sobe até o Rio de Janeiro quando, em 5 de agosto, a pira será acesa no Maracanã.


Texto: Ascom SES
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul