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Rigotto entrega terminal da Assis Brasil à Prefeitura de Porto Alegre

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Governador Germano Rigotto durante a solenidade de inauguração do Terminal Triângulo. Local: Avenida Assis Brasil, esquina Baltazar de Oliveira Garcia. Na Foto: Túlio Zamin diretor presidente da EPTC, deputado estadual Raul Pont, presidente da câmara de v
Terminal Triângulo - Foto: Paulo Dias/Palácio Piratini
O governador Germano Rigotto repassou à Prefeitura de Porto Alegre, hoje (2) pela manhã, o Terminal Triângulo da Assis Brasil, uma obra do Projeto Linha Rápida realizada pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Metroplan. O Terminal Triângulo teve um investimento de R$ 6.118.760, sendo que deste valor foram desembolsados pelo Governo Rigotto, R$ 5.606.045. No local - cruzamento das avenidas Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia -, o governador disse que entrega de hoje significa a conclusão de uma entre outras etapas a serem vencidas. Neste convênio, o Governo do Estado ficou responsável pela construção do Terminal Triângulo e, em contrapartida, a Prefeitura de Porto Alegre, desapropriaria os imóveis necessários à implantação do corredor exclusivo na av. Baltazar de Oliveira Garcia, previsto no Projeto Linha Rápida. De Alvorada, Cachoerinha e Gravataí atualmente se deslocam até Porto Alegre, aproximadamente 170 mil pessoas por dia. O Governo do Estado está dando o exemplo de que a integração precisa continuar não apenas na área de transportes, afirmou Rigotto. Ele citou como exemplo o trabalho que está sendo feito com a prefeitura e a União para ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho para o aproveitar a área do cais do porto para cultura e lazer. Todos esses projetos passam por uma relação e um entendimento, fortes, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre. Esses R$ 5,6 milhões que aplicamos no terminal terão um efeito positivo enorme à população, observou. Nova fase A próxima etapa do Projeto Linha Rápida será o início das obras de duplicação da avenida Baltazar de Oliveira Garcia até o Arroio Feijó, divisa entre os municípios de Porto Alegre e Alvorada. O termo de conclusão e transferência das obras civil e viária desta segunda etapa foi assinado hoje pelo governador e o prefeito João Verle. O trecho, de 5,4 quilômetros, terá investimentos de R$ 34,7 milhões, e contará com a implantação do corredor de ônibus e obras de malha viária de apoio. As licitações foram divididas em quatro lotes, sendo que três deles já possuem empresas contratadas. Com a entrega desta obra à população da Grande Porto Alegre o Governo do Estado está cumprindo sua parte no convênio assinado em 2001, afirmou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alceu Moreira. Cabe agora à prefeitura de Porto Alegre desenvolver o projeto operacional de integração das linhas do eixo norte e nordeste, acrescentou o secretário. Desde 2003, quando a Metroplan recebeu a incumbência de coordenar este projeto, temos como objetivo integrar o sistema metropolitano de transporte coletivo e o corredor Norte e Nordeste da Capital, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários que utilizam esses sistemas, afirmou o diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes. Histórico Em sua concepção original, em 1996, o Projeto Linha Rápida contemplava a implantação de 33 quilômetros de corredores com faixas exclusivas, 56 estações, 7 terminais de integração, 22 quilômetros de malha viária de apoio, iluminação pública, sinalização, drenagem, arborização e paisagismo, substituição da frota, bilhetagem automática, sinalização, controles, desapropriações e demais serviços complementares. Até o momento já foram realizadas as obras do Terminal Mauá, de ampliação e construção de pontes sobre o rio Gravataí, a ampliação da ponte sobre o Arroio Feijó e 4,8 quilômetros de vias auxiliares em Alvorada. A primeira etapa da obra começou no final do segundo semestre de 1999. A empresa contratada, Brita Portoalegrense, faliu. Neste período foram realizados os seguintes serviços: dois túneis - na Assis Brasil e na Baltazar de Oliveira Garcia - e a pavimentação parcial em concreto do Terminal Triângulo. A segunda etapa iniciada em maio de 2002, após a licitação da empresa SBS, contemplou a estrutura metálica e cobertura do terminal, prédios de apoio e o túnel de ligação entre as duas vias da avenida Assis Brasil.
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