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Rio Grande do Sul conquista prêmio máximo em excelência em governo digital em Brasília

Iniciativas do governo conquistaram quatro premiações, incluindo a principal da noite

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A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em um palco, segurando duas bandeiras do estado do Rio Grande do Sul, posando para a foto. Ao fundo, há um grande painel azul com o texto: “Melhor solução de governo digital orientada ao cidadão. Ecossistema digital como estratégia de resposta e reconstrução em contexto de calamidade no RS."
O título foi recebido pela titular da SPGG, Danielle Calazans, e por representantes da administração estadual - Foto: Daniele Machado/Ascom SPGG

A iniciativa “Ecossistema digital como estratégia de resposta e reconstrução em contexto de calamidade no Rio Grande do Sul”, desenvolvida pelo governo estadual, conquistou, na quinta-feira (7/8), o título de Melhor Solução em Governo Digital, concedido no Prêmio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC)  de Excelência em Governo Digital, em Brasília, honraria máxima da premiação. O título foi recebido pela secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e por representantes da administração estadual.

O projeto vencedor foi construído pela Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul e órgãos associados como um esforço do governo do Estado para trazer uma resposta rápida e eficaz para as calamidades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul em 2024, quando enchentes afetaram 478 municípios e mais de 2,3 milhões de pessoas. O portal SOS Rio Grande do Sul foi lançado na fase emergencial, e o Plano Rio Grande no período pós-catástrofe.

Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

SOS Rio Grande do Sul

Uma das ferramentas desenvolvidas foi o portal SOS Rio Grande do Sul. A plataforma centralizadora, lançada em apenas 48 horas após o início das enchentes, reuniu e disponibilizou informações e serviços emergenciais para a população.

As soluções voltadas para a reconstrução e retomada das atividades socioeconômicas no Estado incluem:

“A nossa resposta foi construir um conjunto de soluções digitais acessíveis, escaláveis e replicáveis, montadas para agilizar a prestação de serviços públicos essenciais durante o enfrentamento da calamidade e a posterior reconstrução do Estado, com segurança, transparência e cooperação entre instituições”, ressaltou Danielle, que recebeu o prêmio no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil.

O “Ecossistema digital como estratégia de resposta e reconstrução em contexto de calamidade no Rio Grande do Sul” também recebeu, mais cedo, o prêmio de Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão, concorrendo com iniciativas de Goiás e São Paulo. A vitória o classificou para disputar o grande prêmio da noite.

Mais prêmios

O prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital também consagrou o Estado nas categorias “Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital”, onde conquistou o segundo lugar com o case “Preditor de Evasão Escolar”, e “Melhor Solução de Governo Digital Baseada em Inteligência Artificial”, com o case “Identidade Fácil RS”.

Estado mais digital

As premiações de quinta-feira (7/8) se somam ao reconhecimento recebido na quarta-feira (6/8), quando o Estado conquistou o primeiro lugar no ranking geral do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), destinado aos Estados com melhor desempenho digital em 2025.

Sobre o prêmio

O Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro. O evento reúne especialistas e gestores públicos para discutir inovações em tecnologia e gestão pública. 

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

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