Rio Grande do Sul e País Basco firmam acordo de cooperação internacional
Publicação:

O Governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (26), memorando de entendimento com o País Basco para a execução de ações de cooperação cultural, econômica e social entre o Rio Grande do Sul e a Deputación Foral de Vizcaya, que administra o território localizado no interior da Espanha. Durante a manhã, uma comitiva formada por autoridades e empresários do País Basco foi recepcionada pelo governador Tarso Genro e secretários estaduais no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. À tarde, um grupo de trabalho deu prosseguimento às tratativas, em reunião realizada no Salão Alberto Pasqualini.
Além de impulsionar a troca de experiências, o acordo intensificará as relações econômicas e empresariais iniciadas em maio deste ano, quando uma comitiva liderada pelo chefe do Executivo prospectou oportunidades de negócios na Europa. Tecnologia, agricultura, turismo e cultura estão entre as áreas mais beneficiadas com as negociações estabelecidas entre os empresários e as autoridades políticas.
Ao ressaltar as semelhanças políticas que aproximam os povos gaúcho e basco, Tarso destacou que ambos possuem uma tradição voltada ao fortalecimento de suas bases produtivas e à afirmação de suas identidades. Esse termo de cooperação dará prosseguimento a uma relação cada vez mais profunda e solidária entre nossos povos, afirmou o governador.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Deputación de Vizcaya, Imanol Pradales, acredita que o documento assinado, nesta quarta-feira, abre caminho para o desenvolvimento de iniciativas concretas em setores estratégicos, voltados tanto à economia, como a metalurgia e a fabricação de automóveis, quanto à cultura, turismo e biotecnologia. Temos muitos projetos para cooperar e acreditamos que devemos intercambiar essas experiências. Estou absolutamente convencido de que será um caminho muito proveitoso e que trará desenvolvimento para ambos os lados, afirmou.
Tecnologia e Vitivinicultura
Um dos temas que já apresenta avanços é o da vitivinicultura. De acordo com o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, uma parceria entre a Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho) e a empresa espanhola Biolan Microbiosensores foi estabelecida a partir da missão realizada à Espanha no início do ano. Este projeto envolve aquisição de equipamentos e transferência de tecnologia voltada ao melhoramento das uvas e vinhos produzidos no Rio Grande do Sul, destacou. O acordo tem apoio do Ibravin e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), por meio da Câmara Setorial da Vitivinicultura.
No âmbito da tecnologia, foram estabelecidas, ainda, parcerias para transferência de conhecimento envolvendo os parques tecnológicos situados no Rio Grande do Sul e no País Basco. Para a cultura, iniciaram-se acordos nos setores de artes visuais, patrimônio cultural e música, com troca de experiências entre as orquestras de Bilbao e Porto Alegre.
Além do secretário Imanol Pradales, fazem parte da missão basca ao Estado o diretor de Inovação do Governo de Vizcaya, Gorka Estevez; o diretor de Promoção Externa e Turismo, Gabino Martinez; o diretor da Orquestra Sinfônica de Bilbao, Javier Perez; e o coordenador do Parque Tecnológico de Vizcaya, diretor da empresa Biolan e ex-ministro da Agricultura, Asier Albizu.
Texto: Juliano Pilau
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305