Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul realiza 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

Publicação:

Foto com os integrantes da mesa de abertura do evento. Sete pessoas estão sentadas e, ao centro, o secretário Beto Fantinel está em pé, falando ao microfone. Em frente à mesa, há um cartaz em cor roxa identificando o evento com a inscrição "15ª Conferência Estadual de Assistência Social".
O titular da SAS, Beto Fantinel, ressaltou a importância do diálogo para o avanço de políticas públicas - Foto: Fredy Vieira/Ascom SAS

Com o tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”, teve início, nesta terça-feira (3/10), a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento, que segue até quinta-feira (5/10), acontece no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A conferência reúne representantes da sociedade civil organizada, dos governos municipais e estadual e de diversas entidades, além de membros da comunidade em geral, que atuam em espaços de deliberação, implementação e controle da Política de Assistência Social no Estado.

“Não produziremos avanços em uma sociedade que não enfrente suas desigualdades e que não cuide dos mais vulneráveis. A conferência é o momento de avaliar, de propor, de apontar caminhos e de cobrar, para que juntos possamos fortalecer a Política de Assistência Social em nosso Estado”, afirmou o titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Beto Fantinel, na mesa de abertura do encontro. “Nós ainda precisamos avançar muito. E os avanços só vão ser produzidos com diálogo entre aqueles que constroem, aqueles que utilizam e aqueles que executam a política pública”, acrescentou.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Maria Lopes, destacou o tema do evento deste ano e defendeu a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Nós queremos que essa conferência, de fato, discuta, avalie e proponha as mudanças necessárias para que possamos vencer as dificuldades, para que nossos serviços tenham maior qualidade e para que nossos trabalhadores tenham condições de executar seu trabalho”, frisou.

Foto em ambiente fechado, mostra os integrantes da mesa de abertura do evento de costas. Ao fundo, está o público da conferência, sentado em cadeiras do auditório.
Cerimônia de abertura contou com ampla participação de trabalhadores do Suas - Foto: Fredy Vieira/Ascom SAS

“Aqui na conferência vamos realizar esse diálogo, para podermos levar todas as demandas da Política de Assistência Social até as instâncias governamentais”, disse a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Priscila Nunes. “É, sobretudo, um momento de muita troca, de muito aprendizado”, completou.

Representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na solenidade de abertura, o diretor do Departamento de Proteção Social Especial do órgão, Regis Spindola, destacou que a Conferência é um momento de celebração, mas também de grande responsabilidade. “É a hora de pararmos as atividades em nossos postos de trabalho e estarmos aqui trabalhando na avaliação, monitoramento e resgate de tudo que temos feito até então e de tudo que precisamos fazer daqui em diante para melhorarmos a Política de Assistência Social”, observou.

A Conferência Estadual de Assistência Social é um espaço de participação que busca avaliar o Suas e propor diretrizes para seu aprimoramento, por meio de deliberações coletivas, sendo uma importante instância de controle social e de fortalecimento da cidadania. Realizada ordinariamente a cada dois anos, é sempre precedida pelas Conferências Municipais de Assistência Social, que, em 2023, ocorreram entre 3 de abril e 15 de julho. Uma das finalidades dos encontros municipais é eleger os delegados que participam da conferência estadual.

A edição deste ano do evento promoverá palestras e debates em torno de cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; e Benefício e transferência de renda. Também está prevista na programação do encontro a reunião do Fórum dos Usuários, Trabalhadores e Entidades de Assistência Social, além da eleição dos delegados para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre 5 e 8 de dezembro, em Brasília.

Confira aqui a programação completa

Texto: Ascom SAS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul