Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul se destaca na inauguração de três centros tecnológicos em dois dias

Publicação:

RS se destaca na inauguração de três centros tecnológicos em dois dias
Um dos novos centros inaugurados é o Instituto Tecnológico de Mecatrônica em Caxias do Sul - Foto: Divulgação/Fiergs-Senai

A inauguração de três centros avançados de tecnologia em dois dias no Rio Grande do Sul foi destacada pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, ao participar nessa quarta-feira (17) da abertura do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica localizado na Rua Travessão Solferino, 501, em Caxias do Sul.

Fontana assinalou que as novas unidades, especialmente o ITT Chip da Unisinos, em São Leopoldo, que está atuando na área de semicondutores, de madeira e mobiliário, em Bento Gonçalves, e o de mecatrônica, em Caxias do Sul, são importantes para o desenvolvimento do estado, preparando talentos para importantes áreas da economia.

O Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica é a unidade que integra a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais.

A instituição passa a atuar com mais força na prestação de serviços em tecnologia e inovação, por meio do desenvolvimento de processos e produtos, consultoria e serviços especializados para a indústria. Novos prédios e laboratórios foram construídos, ampliando o suporte a outros setores industriais e dobrando a capacidade de atendimento para alunos. A unidade também passa a atender novos cursos como técnico em Metalurgia e na área da Construção Civil e Plásticos.

Madeira e Mobiliário

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou, nessa quarta-feira (17), o Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, localizado na  Avenida Presidente Costa e Silva, 571, em Bento Gonçalves. O secretário adjunto Evandro Fontana participou da abertura, assinalando que o instituto é referência na cadeia produtiva de madeira e móveis.

O instituto conta com uma área e novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliando sua capacidade de atendimento nestas áreas e oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície.

A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade aumenta a capacidade de atendimento de alunos e passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras. 

Texto: Imprensa/Sdect 
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul