Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul se torna membro do Mastercard Tourism Innovation Hub

Estado é o primeiro do Brasil a assinar parceria com a empresa para potencializar turismo

Publicação:

Gabriel Souza   Mastercard Tourism Innovation Hub
Gabriel Souza assinou contrato de parceria com a Mastercard em Madri - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governo do Rio Grande do Sul e a Mastercard firmaram um acordo nesta semana, em Madri, para formalizar a adesão do Estado ao Mastercard Tourism Innovation Hub (Centro de Inovação em Turismo da Mastercard). A parceria facilitará o acesso a soluções inovadoras da Mastercard e identificará potenciais projetos de interesse para beneficiar o setor de turismo.

 O documento foi assinado pelo vice-governador Gabriel Souza, que lidera a missão que atualmente está na Espanha. Também participaram os secretários de Turismo, Vilson Covatti, de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, e o adjunto de Comunicação, Alexandre Elmi.

Com sede em Madri e impulsionado pelos insights de dados e a experiência em tecnologia da Mastercard, o Tourism Innovation Hub trabalha com governos, agências do setor público e empresas do setor privado para acelerar seus esforços de transformação digital, bem como inovar, pesquisar e cocriar soluções em todo o ecossistema do turismo.

“Esta assinatura é resultado da reunião do governador Eduardo Leite, realizada no mês passado, na sede da empresa em Nova York. E agora fomos até a unidade do hub de turismo da Mastercard, em Madri, para formalizar esta parceria. A empresa vai nos apoiar na elaboração de produtos a partir de indicadores e análise do perfil do turista que visita o Rio Grande do Sul. Temos muitas potencialidades a serem exploradas e, no próximo dia 19, já acontecerá nossa primeira reunião de trabalho”, explicou o vice-governador.

A parceria entre a Mastercard e o governo gaúcho explorará potenciais áreas de colaboração ligadas a iniciativas de turismo mais sustentáveis e inclusivas, envolvendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de soluções para o setor de turismo.

“O Mastercard Tourism Innovation Hub tornou-se um colaborador confiável dos governos no desenvolvimento de um turismo mais sustentável e resiliente em todo o mundo”, explica a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Brasil, Fernanda Caraballo. “Esperamos expandir o alcance do projeto no Brasil, trabalhando com o governo do Rio Grande do Sul para fomentar o turismo inclusivo na região, desenvolvendo soluções para pequenas e médias empresas e comunidades locais.”

O secretário Covatti destacou que o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado brasileiro a aderir ao programa. “Largamos mais uma vez na frente em relação ao cenário nacional porque esse é um protocolo inédito para uso de dados que visam a promoção turística. Informação é a nova moeda. Com dados e informações consistentes conseguimos planejar políticas públicas que visam inovar e fomentar o turismo no nosso Estado, qualificar e colocar nossos produtos para os turistas internos e externos de forma estratégica e focada”, disse.

Lançado em 2022, o Tourism Innovation Hub trabalha em colaboração com governos, agências dos setores público e privado e autoridades de turismo em todo o mundo para obter um desenvolvimento do setor mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Sobre a Mastercard 

A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Sua missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis.

Usando dados e redes seguras, mais parcerias, suas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Tem conexões em mais de 210 países e territórios.

Texto: Ascom GVG com informações da Comunicação Mastercard
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul