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Rota do Sol liga o Rio Grande do Sul de leste a oeste

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A Rota do Sol atravessa o Rio Grande do Sul no sentido leste-oeste. Seu início, depois que o governador Germano Rigotto incluiu os 12,5 quilômetros entre Curumim e Terra de Areia, passou a ser no entroncamento com a Estrada do Mar (RS 389). De Terra de Areia, ela sobe pela Serra do Mar, no eixo da RS 486 até encontrar a RST 453. Pela RST 453, passa pela Serra gaúcha, pelo Vale do Taquari e chega a Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, onde encontra a RST 287 e continua até Santa Maria. Dali, prossegue até São Borja pela BR 287. Ao todo, são 749,5 quilômetros. Os primeiros estudos para traçar a Rota do Sol foram iniciados em 1972, no Governo de Euclides Triches. O planejamento era ligar o pólo metal-mecânico de Caxias do Sul ao Litoral Norte do Estado, de modo que a produção industrial da Serra pudesse alcançar o norte do país pela BR 101, como alternativa à BR 116. No Governo Amaral de Souza, o secretário de Obras Públicas Victor Faccioni deu nova dimensão ao projeto e denominou-o Rodovia da Integração, o que despertou interesse nacional, uma vez que o conjunto das rodovias RS 486, RST 453 e RST 287 resultaria em um eixo com característica transversal, ligando a fronteira com a Argentina, em São Borja, ao leste do Estado. De 1989 a 1996, a obra na RS 486 esteve embargada por questões ambientais, porque passava pela Mata Atlântica, entre Tainhas e Terra de Areia. Em 1996, foi obtida a liberação, o que permitiu a construção de um túnel e de dois viadutos entre Tainhas e a Várzea do Cedro. Depois de outra paralisação em 2002, por falta de recursos financeiros, a obra foi retomada em 2003, no Governo Germano Rigotto. Nessa nova fase, foram concluídos os projetos relativos à variante ambiental. O primeiro trecho, entre Terra de Areia e Curumim, foi inaugurado em janeiro de 2005. CRONOLOGIA 1972 – Início dos estudos de ligação entre a Serra gaúcha e o Litoral Norte do Estado. 1975 – Elaboração do primeiro projeto de engenharia, considerando a então chamada Rodovia da Integração de interesse nacional. 1989-1990 – Projeto final de engenharia, elaborado a partir de adequação para reduzir custos em relação ao que fora previsto pelo projeto de 1975. 1990 – Início das obras. 1990 – Embargo das obras por não-atendimento de exigências ambientais. 1996 – Reinício das obras, depois da obtenção da licença ambiental. 2002 – Nova paralisação das obras, em novembro, por falta de recursos financeiros. 2003 – Retomada das obras, em março, com inclusão do trecho entre o entroncamento com a BR 101, em Terra de Areia, e com a RS 389, em Curumim. 2006 - Entrega, em 28 de dezembro, de 99% da obras concluídas.
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