Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS assina memorando de colaboração com a Estônia

Publicação:

parceria governo RS e Estônia missão internacional ELMI
Secretário Lamb assinou documento que institui parcerias entre RS e Estônia para qualificar governança digital - Foto: Alexandre Elmi / Secom

O governo do Estado assinou nesta quarta-feira (13/11) um memorando de entendimento com a e-Governance Academy (eGA, a Academia de Governança Digital) da Estônia. O ato de assinatura completou a visita de três dias dos integrantes da missão governamental e empresarial do Rio Grande do Sul ao país báltico.

O documento foi assinado por Arvo Ott, diretor executivo da eGA, e Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os deputados Tiago Simon e Adolfo Brito e o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hipárcio Stoffel, assinaram o documento na condição de testemunhas.

Pelo memorando, o RS e a Estônia se comprometeram a desenvolver parcerias para trocar informações a respeito de políticas de inovação e qualificação da governança digital. Além de visitas recíprocas, firmou-se o compromisso de promover ações de treinamento, participação em pesquisas científicas e aproximação com empresas de tecnologia e informação.

Para Lamb, o memorando é um marco. “A Estônia é referência mundial em governo eletrônico e em tecnologias que são fornecidas por suas empresas. Essa parceria abre uma série de oportunidades de negócios para o Rio Grande do Sul”, explicou o secretário. A secretaria de Governança e Gestão Estratégica do RS também assinará o acordo de colaboração, com o objetivo de identificar oportunidades para qualificar a gestão pública gaúcha.

Depois dos compromissos na Estônia, o grupo segue para Suécia e Israel. Nas agendas em Tallinn, capital estoniana, foi possível conhecer a estágio de desenvolvimento das aplicações digitais em vários aspectos da vida da população – um esforço que o país chama de e-way of life. Outro foco esteve nas experiências de parceria entre os setores público e privado.

Além de integrantes do governo do Estado e empresários, participam das agendas da missão pelos três países representantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de Passo Fundo (UPF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional RS (Assespro-RS).

Texto: Alexandre Elmi/Secom
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul