RS e Província canadense de Manitoba assinam memorando de entendimento
Publicação:
O secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, e o ministro da Competitividade, do Treinamento e do Comércio de Manitoba (Canadá), Andrew Swan, assinaram, hoje (4), na Sedai, o Memorando de Entendimento, que objetiva a promoção do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e da Província canadense, por meio da ampliação de relações comerciais, econômicas e culturais entre os governos e a comunidade empresarial. O documento, que terá vigência por um período de dois anos, vai ainda facilitar o desenvolvimento de oportunidades e identificar áreas de colaboração em potencial no âmbito do interesse mútuo.
Biolchi garante que o acordo vai favorecer parcerias comerciais, trocas de experiências, ampliação das relações econômicas e intercâmbios, que vão abranger áreas como agronegócio, tecnologia e desenvolvimento de alimentos. Na oportunidade, ressaltou a semelhança da matriz produtiva do RS e de Manitoba.
O ministro de Manitoba vê na assinatura do acordo a possibilidade de retomar as relações com o RS. Swan disse que identifica o Estado como um grande potencial para promover investimentos e parcerias. Durante a reunião, convidou o secretário a organizar uma missão à Manitoba, em novembro. Em visita ao Estado e presente ao encontro, o embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt, anunciou a abertura de um escritório comercial em Porto Alegre, nos próximos meses. Segundo ele, vai facilitar a realização de negócios entre o Canadá e o RS.
O Memorando de Entendimento ocorre no âmbito do Acordo de Fraternidade entre o RS e Manitoba, firmado em 05 de junho de 1997, que declara ambos como irmãos. O mesmo foi estabelecido a partir da semelhança de características entre os estados, como a vocação agrícola, tecnologia industrial, localização geográfica junto aos mercados Nafta e Mercosul.
Swan lidera a missão canadense que está em visita ao Estado de 3 a 6 de setembro. Composta por uma comitiva oficial e uma delegação empresarial, a missão tem como finalidade participar da Expointer 2008, divulgar as potencialidades econômicas da província e conhecer as atuais oportunidades de negócios gaúchas. A delegação governamental é integrada pelo gerente Sênior, Alfredo Durhack; o gerente de Agronegócios, Arturo Gardeweg; e o consultor de Negócios, Alberto Velasco, do Manitoba Trade and Investment. A delegação comercial é composta por nove empresários das áreas de máquinas e implementos agrícolas de Manitoba.
Agenda
A comitiva visitou, ontem, o Ceitec - Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica avançada. Hoje, após assinatura do Menorando de Entendimento, na Sedai se desloca para a Expointer, onde participa de videoconferência com fabricantes de maquinário agrícola de Manitoba. Ainda na Expointer, no mesmo dia, às 15h30min, terá audiência com a governadora Yeda Crusius, juntamente com o embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt. Às 16h30min, visita o estande Manitoba/Canadá. Na sexta-feira (05/09), irá à Fiergs. Na agenda da delegação comercial está programada visita ao Instituto de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor/Fepagro/SCT e participação da Rodada de Negócios na Fiergs.