Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS e SC inauguram posto fixo de divisa para fiscalização e inspeção agropecuária

Publicação:

Posto localiza-se no município de Barracão e, com o fortalecimento da defesa sanitária, assegurando a qualidade dos produtos e permitindo alcançar novos mercados
Posto localiza-se no município de Barracão e, com o fortalecimento da defesa sanitária, assegurando a qualidade dos produtos e - Foto: Ricardo Lopes/Seapa?

Para integrar os serviços de fiscalização e inspeção agropecuária, Rio Grande do Sul e Santa Catarina inauguraram, nessa quarta-feira (17), o posto fixo de divisa localizado no município de Barracão, no km 6 da BR-470. A cerimônia contou com as presenças do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e do Secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies.

As novas instalações foram asseguradas por meio de uma parceria com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Animal (Fundesa), que assegurou R$ 230 mil para a construção dos três prédios, onde serão integrados os serviços da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), secretarias da Fazenda, e dos fiscais agropecuários do RS e SC, além de policiais militares do Batalhão Fazendário. O posto fixo funciona 24h, assim como as unidades de Torres, Goio-en, Vacaria, Iraí e Marcelino Ramos que já estão em operação.

A modernização faz parte da reestruturação das funções públicas do Estado, implementada pela Seapa desde 2011. O processo consiste na padronização dos prédios das 248 Inspetorias de Defesa Agropecuárias (IDAs) e na contratação de 130 fiscais agropecuários através de concurso público.

"Além aagilizar a fiscalização e a inspeção, o posto complementa as ações que para fortalecer a defesa sanitária. É assim que a qualidade de nossa produção será garantida e teremos a possibilidade de alcançar novos mercados", projetou Fioreze. 

Airton Spies ressaltou que a unidade é fundamental para Santa Catarina, e a atuação em conjunto entre os dois Estados permite otimizar os serviços, facilitando o trânsito de mercadorias e produtos. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, destacou que o local funcionará como um polo integrado de fiscalização e inspeção, assegurando um trabalho eficiente por parte do poder público na área de segurança sanitária.

As novas instalações contam com alojamentos, vestiários, salas, cozinha e mobiliários novos, disponibilizando aos servidores um espaço adequado para a realização da fiscalização agropecuária. Também participaram do ato, representantes da Receita Estadual dos dois Estados, técnicos da Seapa e representação do Comando do Batalhão Fazendário. 

Texto: Ricardo Lopes
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul