RS e Uruguai criam programa de educação, ciência, tecnologia e cultura
Publicação:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich, reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (09), para definir a criação do Programa Gaúcho/Oriental de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura.O encontro ocorreu no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, e contou com a participação do secretário Cleber Prodanov, da SCIT.
O Programa terá um Comitê Gestor, formado por representantes da Seduc, da SCIT, da Secretaria de Estado da Cultura e da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado. A iniciativa é um desdobramento das atividades desenvolvidas no âmbito da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço, instituída em abril de 2002.
A primeira reunião do Comitê Gestor ocorrerá em Jaguarão, em data a ser definida, nos meses de dezembro de 2011 ou fevereiro de 2012. Os temas prioritários do Programa são: educação bilíngue e intercâmbio escolar fronteiriço, educação profissional, ciência e tecnologia e acompanhamento da implantação dos projetos Seibal (Uruguai) e Província de São Pedro (RS), que preveem a distribuição de um computador por aluno.
O ministro Ehrlich afirmou que o Projeto Seibal (que distribui um computador para cada aluno da rede pública uruguaia) busca garantir a equidade no acesso à tecnologia. Ele explicou que o projeto gerou uma demanda por alfabetização digital para os familiares dos alunos.
No Estado, o Projeto Província de São Pedro vai distribuir um computador por aluno e professor nos municípios da região da fronteira e em cidades da região metropolitana que desenvolvem o Projeto Territórios da Paz (Fronteiras Sociais). Na primeira fase serão atingidos os municípios limítrofes a fronteira com o Uruguai e os Territórios da Paz.
O diretor-geral adjunto da Seduc, José Thadeu Almeida, afirmou que o Rio Grande do Sul e o Uruguai partem de um patamar muito próximo na questão da educação. Muitos problemas e desafios enfrentados pelo Estado são muito semelhantes aos vividos pelo Uruguai e ressaltou a importância da troca de experiências. Já Prodanov ressaltou que vivemos uma ventana (janela) de oportunidades, que deve se transformar em um ciclo virtuoso de desenvolvimento dos países da região.
Desde a criação da Nova Agenda já ocorreram sete reuniões de Alto Nível, para tratar do tema educação. Neste período foi debatido o intercâmbio de alunos, professores e gestores das escolas fronteiriças, a criação de escolas técnicas binacionais, a educação bilíngüe e a cooperação entre as universidades gaúchas e uruguaias.
Antes da reunião de trabalho, o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, recebeu o ministro Ehrlich e o secretário Prodanov em seu gabinete.
Texto: Luis Carlos de Almeida
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305