Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS Mais Igual debate inclusão produtiva em Jaguarão

Publicação:

Para diversas famílias de Jaguarão uma nova história começou a ser construída na tarde desta sexta-feira (7). O Governo do Estado reuniu os integrantes do RS Mais Igual para apresentar os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa, identificar as áreas de atuação que despertam maior interesse das beneficiárias e diagnosticar as dificuldades que essas mulheres enfrentam para realizar a capacitação. O encontro foi realizado no auditório da Biblioteca Municipal.

Para famílias como a de Aline Ferreira, beneficiária do programa desde setembro, agora surge uma oportunidade de aprender uma nova profissão. A sua escolha: ser trabalhadora na construção civil. De acordo com Aline, o aumento de renda com o RS Mais Igual, além de ajudar na alimentação dos filhos, também melhorou a autoestima da família. “Quero fazer esse curso para dar um futuro melhor para as minhas crianças”, disse.

O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, explicou às centenas de mulheres presentes no encontro como funciona a segunda etapa do programa. “A porta de entrada foi o acesso à renda, pois sem ter comida na mesa, ninguém consegue melhorar de vida. Agora estamos aqui para dar esse segundo passo, que é a inclusão produtiva e a capacitação para o mercado de trabalho. Esse programa, além de garantir oportunidades para vocês, também faz a economia local girar, pois com esse dinheiro, vocês compram no armazém, no mercadinho do bairro”, exemplificou.

Neste sentido, o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, lembrou que as críticas aos programas sociais sempre tem origem em pessoas que não conhecem a realidade de quem em vive em situação de pobreza. “É vocês que batalham todos os dias que podem dizer se o Bolsa Família e o RS Mais Igual são importantes ou não”. O secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, destacou a melhora no desempenho escolar das crianças incluídas nos programas e o papel do RS Mais Igual no resgate da cidadania. Em Jaguarão, 405 famílias são beneficiárias do RS Mais Igual, o que representa mais de 1.500 pessoas incluídas no programa. A Região Sul conta com 7.474 famílias com direito a uma vida com mais renda e oportunidades.

Texto: Joice Proença
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul