RS Mais Turismo chega à Rota Águas e Pedras
Publicação:
Frederico Westphalen, na Rota Águas e Pedras, será a próxima sede dos Encontros Regionais RS Mais Turismo promovidos pela Secretaria do Turismo (Setur). O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (1º), a partir das 9h, no auditório da URI (Rua Assis Brasil, 709), com entrada franca. Esta será a 20ª edição do RS Mais Turismo, que irá percorrer as 26 regiões turísticas do Estado até o mês de julho.
A Setur apresentará aos representantes dos 23 municípios a estratégia de regionalização implantada nesta gestão da secretaria. A regionalização do turismo gaúcho tem como base a estruturação, ampliação, diversificação e qualificação da oferta turística do Rio Grande do Sul. Este modelo de organização adota a região turística como referência territorial para fins de planejamento e gestão, permitindo a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de forma equilibrada, em cada uma delas, respeitando suas diversidades e potencialidades, revela a secretária Abgail Pereira.
Segundo Abgail, cada região está em um estágio diferente de desenvolvimento. Por isso, estamos debatendo o RS Mais Turismo com a perspectiva de identificarmos onde cada uma se encontra e trabalharmos para que todas cresçam e possam tirar proveito de tudo o que o turismo pode representar para elas, destacou a secretária. Ainda segundo ela, o turismo agrega valor econômico, aumenta a autoestima e traz felicidade. Uma cidade só é boa para o turista se for boa, também, para quem mora nela, ressalta.
A titular do Turismo reforça que o tripé que sustenta o trabalho da secretaria é: qualificação profissional; promoção e marketing; infraestrutura. Nosso maior legado será a qualificação profissional. Investimos muito nas pessoas, tanto que queremos chegar a 2014 com mais de 10 mil profissionais qualificados, declarou.
Compõem a Rota Águas e Pedras os seguintes municípios: Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Nonoai, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Trindade do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.
Texto: Valeria Pereira
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305