Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS na PAZ Comunidade leva atividades sociais para o bairro Rubem Berta, em Porto Alegre

Publicação:

21.08.2012 Governador Tarso Genro na Cerimônia de Abertura do RS na Paz Comunidade do Território de Paz Rubem Berta
RS na Paz Comunidade do Território de Paz Rubem Berta - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O governador do Estado, Tarso Genro, participou nesta terça-feira (21), da abertura das atividades do RS na Paz Comunidade, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Durante todo o dia foram desenvolvidas ações voltadas às crianças e adultos nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura e serviços sociais, com o objetivo de promover uma aproximação entre a comunidade e o Estado.

Acompanhado por secretários estaduais e municipais que, de forma transversal, desenvolvem o RS na PAZ em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública, Tarso destacou Território de Paz como símbolo essencial do projeto de segurança pública. De forma integrada o Estado, o município e a União, juntamente com Brigada Militar e Polícia Civil desenvolvem a estratégia de combate à criminalidade.

Na avaliação do governador, os altos índices de criminalidade acontecem a partir da omissão do Estado quando não são desenvolvidas políticas sociais, políticas integradas em defesa dos direitos e da cidadania, quando não são oferecidas oportunidades de trabalho, educação, esporte e cultura, principalmente para os jovens.

Próximo de completar um ano de instalação, o Território de Paz do bairro Rubem Berta já apresenta resultados positivos. Conforme o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, o local já apresenta uma redução de 30% nos casos de homicídio. Há um ano escolhemos os quatro bairros com maiores índices de criminalidade para instalar os Territórios de Paz. Juntos, somavam 37% dos homicídios de Porto Alegre. Atualmente este índice está em torno de 25%.

Para Pinheiro, o fato se deve à intensificação da atividade da Polícia Civil e da Brigada Militar, mas também das ações sociais que foram desenvolvidas. Com os projetos sociais, estamos colocando em prática um projeto de segurança pública cidadão revolucionário. O Território de Paz do Rubem Berta é um projeto generoso, participativo e inclusivo, afirmou.

Após a cerimônia de abertura, o governador Tarso Genro, visitou o Centro de Convivência RS na PAZ. O local além de possibilitar a realização de atividades esportivas, oferece salas para o desenvolvimento de ações culturais e educacionais.
 
Companhia Território da Paz
Para dar mais agilidade às ações da Brigada Militar, realizadas no Território de Paz Rubem Berta, foi inaugurada a 3ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar. O governador Tarso Genro, o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, e o comandante da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, visitaram as novas instalações da Companhia instalada em uma área central do bairro.  Comandada pelo tenente-coronel Jefferson de Barros Jacques, a Companhia conta com uma base comunitária, espaço destinado à realização de atividades da ouvidoria comunitária, mediação comunitária, observatório de segurança pública e projetos voltados para os jovens.

Texto: Alexandra Saraiva
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul