RS ocupa o quinto lugar em malha rodoviária
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O Rio Grande do Sul é o 9º estado do País em extensão territorial, mas ocupa o 5º lugar em malha rodoviária, com 12 mil quilômetros de estradas. Neste quesito, fica atrás apenas de São Paulo (mais de 31 mil), Minas (23 mil), Paraná (21 mil) e Bahia (14 mil). Considerando-se, entretanto, os índices de malha viária (extensão das rodovias em relação à área total), o Distrito Federal e os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná estão na frente, com 15%, 14%, 13% e 11%, respectivamente. Já o RS está abaixo da média nacional (5%), com 4% da área ocupada por rodovias, dado que o índice é diretamente proporcional a densidade demográfica (e não a área), ou seja, quanto maior a concentração de gente, mais rodovias são construídas.
Quanto maiores os índices de motorização e de malha rodoviária, e a densidade demográfica, maiores os riscos de acidentes. A relação entre esses três fatores, ilustrada no gráfico, pode indicar diferentes graus de risco. Excluindo-se os outros inúmeros fatores que influenciam a acidentalidade, o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro têm os maiores riscos.
O RJ, apesar de um índice médio de motorização (24%) possui alta densidade demográfica e muitas rodovias, o que significa tráfego intenso de pessoas (pedestres e outros atores do trânsito, como ciclistas, skatistas, carroceiros) e veículos (da própria frota ou de passagem). Já São Paulo, apesar de não ter uma densidade tão elevada quanto os dois outros Estados, tem muitos carros e muitas rodovias. O DF combina os três fatores, resultando em grande risco de acidentes. Paraná e Santa Catarina também apresentam riscos altos, mas em função dos índices elevados de motorização e malha rodoviária.
Por outro lado, Estados como o Pará, Amazonas, Amapá e Acre têm os menores riscos de acidentes dado à baixa densidade demográfica e baixos índices de motorização e malha viária (bem abaixo das médias do país). O Rio Grande do Sul se situa em uma posição média porque, embora tenha altos índices de motorização possui um índice de malha viária menor do que a média de 5%, e uma das menores densidades demográficas.