RS promove missão governamental aos Estados Unidos

Comitiva cumprirá uma série de agendas no país entre os dias 7 e 14 de março

Missão internacional card
-

O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários cumprirão, a partir de segunda-feira (7/3), uma série de agendas em três cidades dos Estados Unidos: Nova York, Washington DC e Austin (Texas). No ano passado, o governador cumpriu agendas na Espanha e na França em outubro e, em novembro, esteve na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na Escócia.

Além dos integrantes do Executivo, a comitiva será composta pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, pelo deputado estadual Mateus Wesp e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal.

Entre os dias 7 e 9 de março, o grupo ficará em Nova York. Estão previstas agendas na Universidade de Columbia, no Council of Americas, na Brooklyn Bridge Park e no Centro de Comando Integrado de Nova York (NY Command & Control Center), além de reuniões com bancos internacionais.

Na quarta-feira (9/3), a comitiva segue para Washington DC, onde haverá um encontro com o embaixador Nestor Forster Jr. Além disso, Leite visitará a The United States Chamber of Commerce (USCC), a Câmara de Comércio dos Estados Unidos, e terá reuniões na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), na empresa AES e na sede da Amazon Web Services.

Na quinta-feira (10/3), ainda em Washington, Leite dará uma palestra no think tank Atlantic Council, visitará o Departamento de Estado dos Estados Unidos e a Universidade George Washington. A última agenda na cidade é uma reunião com a diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A última parada da missão internacional, a partir de sexta-feira (11/12), será a cidade de Austin, no Texas, casa do festival de música, cinema e tecnologia South by Southwest (SXSW). O governador ministrará no evento, no sábado (12/3), uma palestra intitulada “ESG: Pathway to Inclusive Economic Development” (Caminhos para o Desenvolvimento Econômico Inclusivo). Na sexta-feira (11), Leite e a comitiva visitarão a sede da empresa Dell e, no domingo (13/3), o governador fará uma segunda visita à SXSW.

Na segunda-feira (14/3), o grupo embarca de volta para o Brasil, chegando em Porto Alegre na terça-feira (15/3).

RESUMO DO ITINERÁRIO

• Segunda-feira (7/3) - Nova York
9h - Visita ao Earth Institute da Universidade de Columbia
11h - Visita ao NY Command & Control Center
14h - Visita e tour no Brooklyn Bridge Park
17h - Visita ao UNDP Bureau for Policy and Programme Support

•  Terça-feira (8/3) - Nova York
8h30 - Reunião no Council of Americas
10h30 - Reunião com bancos internacionais

• Quarta-feira (9/3) - Washington DC
11h30 - Reunião de trabalho e almoço com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster Jr.
14h - Reunião na US Chamber of Commerce
15h30 - Reunião com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luís Almagro
17h - Visita à empresa de energia AES
18h30 - Visita à sede da Amazon Web Services