RS terá seis empresas presentes na maior feira do setor de games da América Latina, em São Paulo
Estado é o segundo maior produtor de games do Brasil
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O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no âmbito do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, levará seis empresas gaúchas de games para participar do estande coletivo do Estado na 11ª edição do Best International Games Festival (Big) 2023. O evento começa nesta quarta-feira (28/6) para empresas, na Expo São Paulo, na capital paulista. A feira abrirá para o público a partir de quinta-feira (29/6) e seguirá até domingo (2/7). O valor do aportado estadual é de R$ 80 mil.
O Rio Grande do Sul é o segundo maior polo de games do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. No ano passado, o setor fechou com uma entrega de 219 jogos produzidos, 498 empregos fixos gerados (9% acima das vagas de 2021) e um faturamento de R$ 79,7 milhões, receita 1,7% maior que a obtida em 2021. Os dados são do relatório anual de 2022 do mercado de games do Rio Grande do Sul, emitido pela Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS).
O evento, que acontece desde 2012, é o maior do setor na América Latina, atraindo fãs de jogos eletrônicos e desenvolvedores de vários países para debater as tendências do setor. Com o incentivo estadual, as empresas gaúchas Canva, Hermit Crab, Innominatum, Izyplay, Painful Smile e Rockhead poderão ampliar os negócios, apresentar trabalhos e fazer um intercâmbio de conhecimentos e de experiências.
O economista do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Eduardo Gasperi, que representa a Sedec no evento, vai fiscalizar a ação. “Estou muito animado em acompanhar uma feira tão prestigiada, de um setor tão dinâmico e com repercussões sobre diversas áreas, como entretenimento, educação, cultura, esporte e tecnologia”, disse. Gasperi destaca, ainda, que esses empreendedores terão a oportunidade de interagir com os principais players globais do setor. “Certamente, renderá bons frutos e irá contribuir para desenvolver e consolidar nossa cadeia produtiva.”
Para o titular da Sedec, Ernani Polo, o festival é uma grande oportunidade de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul. “O Big Festival é o evento master do setor de games, segmento que vem crescendo ao longo dos anos. O governo do Estado, ciente disso, apoia a participação das empresas gaúchas nesse espaço entre pares”, pontua. Polo acrescenta que as áreas que envolvem tecnologia são geradoras de emprego e, por isso, o Estado oferece a oportunidade para os empreendedores dessa categoria prospectarem novos investimentos para o Estado.
O presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS), Everton Vieira, afirma que o festival se constitui como um momento de integração. “É uma possibilidade para as empresas gaúchas estabelecerem parcerias e divulgarem seus projetos para diversos investidores do mundo todo”, comenta.
Além de expor ao público as inovações na área de jogos, o evento também é o principal ponto de encontro de quem deseja entender melhor o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina. Neste ano, o festival terá um espaço dez vezes maior do que o da primeira edição e duas vezes maior do que o disponível em 2022.
O evento também conta com grandes criadores de games do mundo, como Chance Glasco, criador do Call of Duty, que irá lançar o trailer do seu novo jogo durante o festival. Outro convidado confirmado é Takashi Tokita, designer chefe do Final Fantasy. Para a edição de 2023, já são mais de 1 mil criadores de conteúdo confirmados, como Gaules, Baiano, Playhard e Lucca Maciel.
Um dos momentos mais aguardados da feira é a cerimônia de premiação dos melhores jogos do ano. Nesta edição, foram mais de 600 jogos inscritos, de 55 países e 18 categorias.
Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Secom