Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS volta a ter um laboratório habilitado para diagnóstico de brucelose em bovinos

Publicação:

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal) conseguiu, no início de dezembro, credenciar seu Laboratório de Brucelose junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com isso, o Rio Grande do Sul
RS volta a ter um laboratório habilitado para diagnóstico de brucelose em bovinos

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal) conseguiu, no início de dezembro, credenciar seu Laboratório de Brucelose junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com isso, o Rio Grande do Sul volta a ter um laboratório habilitado a realizar exames de diagnóstico de brucelose em bovinos.

O credenciamento faz parte de um conjunto de ações que vêm aperfeiçoando o sistema de apoio laboratorial do IPVDF, dando suporte ao setor produtivo gaúcho, frisa o diretor do instituto, Alexander Cenci.

Investimentos oriundos do BNDES, da Finep e do PAC tornaram possível a reestruturação, com melhorias nas instalações, capacitação de pessoal e aquisição de equipamentos. Essas benfeitorias adequaram o Laboratório de Brucelose às exigências feitas pelo Ministério.

Com o credenciamento, o Laboratório de Brucelose passa a integrar o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovina (Procetube), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Texto: Elaine Pinto
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul