Rua da Cidadania facilita acesso a serviços públicos em São Luiz Gonzaga
Publicação:

Um grande número de pessoas compareceu, na manhã deste sábado (23), à Rua Bento Soeiro de Souza, em São Luiz Gonzaga, em frente à prefeitura, para usufruir os serviços prestados pelo projeto Rua da Cidadania, coordenado pelo Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado. Até o encerramento, à tarde, haviam sido confeccionadas aproximadamente 200 carteiras de identidade e vacinadas mais de 60 pessoas contra rubéola. No estande da Coordenadoria Estadual da Mulher, foram distribuídos 450 folhetos sobre a Lei Maria da Penha - que estabelece punições a atos de violência contra mulheres.
Mais uma vez, a Rua da Cidadania foi um sucesso, com muitas pessoas utilizando os serviços oferecidos pelo Estado. Pudemos contar com o apoio do município e dos órgãos e entidades, que trabalharam com muita alegria neste sábado para oferecer o melhor à população, comemorou a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius.
A programação teve também entrega de medalhas a nove policiais militares, em reconhecimento ao trabalho deles em ações da Defesa Civil do Estado. Eles receberam a homenagem do chefe da Casa Militar, tenente-coronel Joel Prates Pedroso.
Foram entregues também cinco prêmios do programa A Nota é Minha a consumidores sorteados e mais de R$ 96 mil, em cheques simbólicos, a 56 entidades assistenciais da região. A coordenadora do programa, Dalti Proszek, observou que este é um projeto voluntário de governo para melhorar a vida dos cidadãos, por meio do incentivo ao consumidor para que exija nota fiscal ao fazer suas compras e da garantia de arrecadação que essa atitude gera ao Estado.
O projeto Rua da Cidadania reúne, periodicamente, núcleos de diferentes órgãos públicos em um mesmo espaço montado em municípios do interior do Estado. Desta forma, promove a aproximação entre o Estado e as comunidades, priorizando aquelas que mais necessitam de acesso aos serviços públicos estaduais. O atendimento à população de São Luiz Gonzaga começou às 9h e se estendeu até as 16h.
Foram colocados à disposição dos moradores do município e da região os seguintes serviços:
Emater - Qualificação profissional a famílias, oficinas de produção de mudas e hortaliças, orientações técnicas sobre agronegócio e aproveitamento integral de alimentos (com degustação e distribuição de receitas).
Receita Federal - Consultas cadastrais, orientação e esclarecimento, com a presença de dois advogados.
Instituto Geral de Perícias (IGP) - Confecção de Carteira de Identidade.
Defesa Civil - Brigada Militar fez apresentação do bafômetro, demonstração da Escolinha de Trânsito e exposição do Batalhão Ambiental.
Cartórios de Registro Civil - 2ª via de certidões de nascimento, casamento, registro tardio, processo de reconhecimento de paternidade etc.
Corsan - Área de lazer infantil, estação de água e conscientização ambiental.
A Nota é Minha - Sorteio e orientação a entidades filantrópicas e público em geral sobre o programa.
Secretaria da Saúde/Hospital São Luiz Gonzaga - Atendimento de verificação de pressão arterial e glicose, educação e prevenção contra a dengue, vacinação contra rubéola.
IPE - Informações sobre Saúde e Previdência.
CaixaRS - Informações sobre crédito.
TudoFácil - Atestado de antecedentes criminais, 2ª via de contas (água, IPVA, multas), verificação de pontuação da carteira de motorista.
Secretaria do Meio Ambiente - Orientação técnica, doações de mudas de espécies nativas, exposição Mata Atlântica e distribuição de material informativo.
Defensoria Pública - Orientação jurídica e encaminhamento de processos judiciais.
Procon - Orientação e esclarecimentos aos consumidores, com a presença de dois advogados.
FGTAS - Carteira de Trabalho, Carteira de Artesão.
Secretaria da Cultura - Promoção de apresentações culturais e shows.
Secretaria de Ciência e Tecnologia - Projeto de Inclusão Digital para Terceira Idade.
ACI (Associação Comercial e Industrial) de São Luiz Gonzaga - Informações ao comércio e indústria locais.
Programas Estruturantes - Informações sobre os programas estruturantes do Governo do Estado.
BRDE - Informações sobre microcrédito.
Uergs (Universidade Estadual do RS) - Divulgação da universidade e distribuição de plantas ofertadas pela escola agrícola.
Coordenadoria Estadual da Mulher - Apresentação cultural de Liliana Cardoso (premiada declamadora gaúcha), oficina de sensibilização aos funcionários públicos municipais sobre combate à violência contra a mulher (com exibição do filme Acorda, Raimundo, Acorda e explicações sobre mudanças na Lei Maria da Penha), oficina de geração de renda e orientações sobre prevenção de câncer de mama, entre outros serviços dirigidos ao público feminino.
Lar-Escola - Exposição de painéis e trabalhos infantis.