Saam reúne prefeitos da Grande Porto Alegre para tratar do enfrentamento ao coronavírus

Agostinho Granpal
Ações restritivas na Grande Porto Alegre foi um dos temas tratados pelo secretário Agostinho Meirelles com prefeitos da região - Foto: Ascom Saam

Os municípios da Grande Porto Alegre pretendem manter as ações restritivas no combate ao coronavírus. Este foi um dos temas da reunião Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), na sexta-feira (27/3), com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O confinamento das famílias seguirá pelo menos até 6 de abril nas cidades da Granpal.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, enfatizou a importância do distanciamento social na Capital para proteger principalmente as pessoas acima dos 60 anos e outras do grupo de risco. "O governo do Estado estabeleceu regras restritivas importantes para o combate ao Covid-19 com base na orientação científica que são ainda mais importantes na Grande Porto Alegre, onde há a maior concentração dos casos de pessoas contaminadas com o coronavírus, principalmente na Capital", declarou o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles.

A preocupação na região é que o número de casos graves ao mesmo tempo sobrecarregue a estrutura de UTIs e ventiladores disponíveis, que tem sido o drama com muitas mortes por dia como na Itália e na Espanha por exemplo.

Texto: Caco da Motta/Ascom Saam