Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sala de Situação alerta para risco de temporais com granizo e rajadas de vento

Publicação:

Previsão do tempo pela Defesa Civil
Possibilidade de ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento, temporais isolados e granizo - Foto: Divulgação Defesa Civil

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu, nesta segunda-feira (16), aviso meteorológico que alerta para riscos de temporais pelo estado. De acordo com o boletim, a condição climática requer atenção nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Centro Leste. "As instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão, se deslocam pelo estado mantendo as condições de chuva no Rio Grande do Sul. Há risco de temporais em toda a metade sul, leste e nordeste com possibilidade de trovoadas, granizo e ventos em forma de rajadas", informa o aviso. As pancadas também podem ganhar força em partes das regiões Centro, Campanha e Sul.

A partir da noite desta segunda (16), o tempo deve registrar chuva forte em toda faixa leste até a Campanha, com acumulados entre 60 e 80 milímetros nos pontos mais fortes. Nesta terça-feira (17), as instabilidades descem para a Metade Sul. "Devido ao contraste de temperatura também pode haver  granizo significativo", alerta o boletim. Entre o norte e o noroeste, há previsão de pancadas de chuva somente no período da tarde.

Para quarta-feira (18), os meteorologistas preveem tempo seco e altas temperaturas. "Na quarta, a chuva cede e recua para o extremo sul. Chove apenas de forma fraca pela manhã na Metade Sul, e - ao longo da tarde - o sol volta a predominar apenas com variação de nuvens. As temperaturas sobem e o tempo fica bastante abafado", informa o aviso.

Texto:: Ascom Sema
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul