Saneamento básico e preservação ambiental vão integrar Campanha da Fraternidade
Publicação:
A Secretaria das Obras Públicas e Saneamento (Sops) estará se integrando, a partir dessa quarta-feira (18), à Campanha da Fraternidade de 2004 cujo tema é Água, Fonte de Vida. Serão propostas ações conjuntas com a Igreja Católica durante o ano de 2004 no sentido de ampliar a conscientização à toda sociedade para as questões que envolvem o saneamento básico e a preservação do meio ambiente. O arcebispo de Porto Alegre e Presidente da Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Dadeus Grings, recebe amanhã, às 9h30min, o secretário Frederico Antunes, que apresentará a Política Estadual de Saneamento, que objetiva reverter o quadro existente há várias décadas: as precárias condições na área de saneamento, especialmente no que se refere ao esgotamento sanitário, de centenas de municípios gaúchos. O encontro será na Cúria Metropolitana, Rua Espírito Santo, 95 em Porto Alegre.
Entre os dados que o secretário irá expor destaca-se o fato de que atualmente apenas 8% dos municípios gaúchos fazem tratamento de esgoto cloacal. O Rio Grande do Sul está no 23º lugar no ranking brasileiro de tratamento de esgoto. Para Frederico Antunes, a Política Estadual de Saneamento, elaborada pelo executivo e aprovada pela Assembléia Legislativa em dezembro de 2003, passou a ser um marco histórico no Rio Grande do Sul ao instituir definitivamente o compromisso dos governantes com a promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor de saneamento.
Outro tema que vem merecendo grande atenção da Sops é o Programa para Recuperação, Desenvolvimento Racional e Gerenciamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai - A Preservação do Aqüífero Guarani e do Estuário do Rio da Prata. Um patrimônio da humanidade sob responsabilidade da sociedade brasileira e sul-americana, o aqüífero é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores mananciais de água doce do mundo.