Santa Casa de Uruguaiana é vinculada ao Sistema Único de Saúde
Publicação:
Foi assinado, nesta quinta-feira (3), contrato entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, para execução de serviços técnicos especializados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A contratualização estabelece as bases da relação entre as partes, integra o hospital ao SUS e define a sua inserção na rede regionalizada de ações da saúde, para garantir atenção integral aos usuários do Sistema.
Segundo o secretário da Saúde, Osmar Terra, o convênio atualiza o bom trabalho já feito em Uruguaiana, onde a Santa Casa é um hospital estratégico. Serão repassados à instituição cerca de R$ 14 milhões anuais, informou.
O hospital é contratualizado pelo SUS desde 2007. Com um quadro de 521 funcionários e quase 100 médicos de várias especialidades, a Santa Casa mantém 230 leitos. É equipada com Banco de Sangue, Centros Cirúrgico e Obstétrico, UTIs Adulta e Pediátrica, UTI Neonatal e leitos de isolamento em todos os pavimentos.
Desde junho de 2008, funciona na Santa Casa um moderno Pronto Socorro Municipal, dividido em duas áreas, uma para atendimento de urgência/emergência e outra para consultas ambulatoriais, inclusive em pediatria. Atualmente, o hospital disponibiliza ao SUS 12 leitos exclusivos para tratamento de dependência química e psiquiátrico.
Além de Uruguaiana, são atendidas gratuitamente as populações de Alegrete, Itaqui, São Borja, Barra do Quaraí, Santana do Livramento, Maçambará, Garruchos, Rosário do Sul, São Gabriel, Manoel Viana, Itacurubi e Santa Margarida do Sul. São recebidos também pacientes da Argentina e do Uruguai.