Santa Cruz do Sul inaugura Centro Integrado de Segurança Pública

SANTA CRUZ DO SUL, RS, BRASIL 16.12.2016: O governador José Ivo Sartori participou, nesta sexta-feira (16), da inauguração oficial do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania de Santa Cruz do Sul.  A unidade, localizada no bairro Arroio Grande,
Governador José Ivo Sartori prestigiou a inauguração do centro - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul inaugurou oficialmente, nesta sexta-feira (16), o Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania. O prédio, localizado no bairro Arroio Grande, foi construído por meio de chamamento público da prefeitura para a locação de imóvel a ser construído, e terá custo mensal de aproximadamente R$ 45 mil.

Com área total de dois mil metros quadrados, a estrutura abriga três delegacias da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, além de auditório e sala de reuniões. A expectativa é de que o novo espaço centralize e facilite o acesso e o atendimento à comunidade da zona sul do município.

O governador José Ivo Sartori elogiou a gestão municipal pelo protagonismo e união de esforços, destacando a importância do atendimento ágil e integrado para o combate à violência. "Segurança é prioridade para todo mundo, e a junção da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal e dos órgãos assistenciais do município é uma unidade que devemos aprender a conquistar. Esse exemplo vai servir para muitas comunidades que desejarem integrar a segurança e a assistência social, porque sem políticas sociais não se consegue diminuir a criminalidade", disse.

Para o prefeito Telmo Kirst, a inauguração do espaço representa o cumprimento de um compromisso assumido com a comunidade. A centralização dos serviços, além de beneficiar a população, representa uma importante economia para o município. "Este complexo de segurança pretende ser um modelo para todo o estado. Um projeto inédito e uma grande conquista para quem trabalha defendendo a vida do cidadão".

Kirst também saudou o governador pelo Plano de Modernização do Estado enviado à Assembleia Legislativa. Segundo o prefeito, as medidas farão com que o Rio Grande do Sul possa retomar o seu desenvolvimento.

Para o secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer, a iniciativa de Santa Cruz do Sul é mais um exemplo de que os municípios estão compreendendo o momento de dificuldades e fazendo sua parte para contribuir no enfrentamento dos problemas. "Aqui se somam diferentes instituições com o propósito de oferecer condições adequadas de atendimento. Isso é indispensável para que possamos superar o momento que vivemos. Daí a dimensão desta iniciativa, é um pouco de cada um em favor de todos", concluiu.

Também estiveram presentes no ato o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e o deputado estadual Edson Brum, além de diversas lideranças municipais.

Texto: Julia Machado
Edição: Gonçalo Valduga/Secom