Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SantAna do Livramento inaugura monumento em homenagem a Paixão Côrtes

Publicação:

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, participou da inauguração de um monumento em homenagem ao tradicionalista Paixão Côrtes, em SantAna do Livramento. A obra, que tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e está localizada na entrada
SantAna do Livramento inaugura monumento em homenagem a Paixão Côrtes

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, participou da inauguração de um monumento em homenagem ao tradicionalista Paixão Côrtes, em SantAna do Livramento. A obra, que tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e está localizada na entrada da cidade, é uma ação do movimento tradicionalista, da prefeitura e da sociedade santanense ao cidadão que é considerado o símbolo do gaúcho.

Paixão Cortes foi sempre um monumento, no plano dos corações dos gaúchos; agora, esse monumento se concretiza em material perene para sempre, disse o secretário da Cultura ao elogiar a iniciativa da cidade. A ideia partiu do patrão do CTG Presilha do Pago e coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Rui Ferreira Rodrigues, e do jornalista Duda Pinto com o objetivo de reconhecer trabalho desenvolvido durante toda sua vida como folclorista e tradicionalista, tanto de fixação dos elementos formadores da identidade gaúcha, quanto de valorização e divulgação dessa cultura nos mais diferentes momentos e locais brasileiros e mundiais, que suas andanças e mensagens puderam alcançar.

O monumento
A obra, criada pelo arquiteto e artista plástico Sérgio Coirolo, consiste em um pedestal com degraus de acesso a estátua de cerca de 3,5 metros, reproduzindo a figura atual do folclorista em saudação hospitaleira aos visitantes da cidade.

Coirolo criou mais de cinquenta bustos entre eles criados o do líder trabalhista e ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola Leonel Brizola na praça Albino Hillebrand, em Carazinho. Também é autor do Monumento ao Soldado Farroupilha Desconhecido, em Rio Pardo, e o Monumento à Paz Farroupilha, em Dom Pedrito.

Paixão Cortes e Sant´Ana do Livramento
João Carlos DÁvila Paixão Côrtes nasceu em Sant´Ana do Livramento no dia 12 de julho de 1927. Tem suas heranças ligadas à vida pastoril. Formado em Agronomia se tornou pesquisador, compositor, radialista e folclorista Paixão Côrtes é um personagem decisivo na cultura gaúcha e no movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul.

Em 1948 organizou e fundou o CTV 35 e em 1953 fundou o primeiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição. Quando jovem serviu de modelo para o Monumento ao Laçador, símbolo de Porto Alegre. Agora recebe a homenagem de sua terra natal.

Texto: Maria Emilia Portella
Foto: Jadir Pires
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul