Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio é transformado em patrimônio do RS

20060526121642260506h10022-aaaa.jpg
20060526121642260506h10022-aaaa.jpg - Foto: Paulo Dias / Palácio Piratini
O governador Germano Rigotto entregou oficialmente hoje (26) ao arcebispo diocesano de Caxias do Sul, dom Nei Paulo Moretto, a lei que transforma o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, em patrimônio histórico e cultural do Estado. A lei 12.478, de autoria do deputado Ruy Pauletti, foi sancionada pelo governador no dia 8 de maio. Rigotto também participou da missa em homenagem à padroeira do Santuário e destacou que o local é uma referência para a fé e a religiosidade de fiéis não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o país e até do Exterior, além de já fazer parte da história e da cultura gaúcha: Durante todo o ano o Santuário de Caravaggio acolhe pessoas de dentro e de fora do Brasil. E o dia dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio é um grande momento da religiosidade de nosso país. O governador ressaltou que a região da Serra Gaúcha, uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico do Estado, cresceu muito alicerçada na fé e na religiosidade de seu povo, transformando as celebrações de Nossa Senhora de Caravaggio em um dos eventos religiosos mais importantes do Estado e do país, com a participação de milhares de fiéis. O evento também marcou as comemorações dos 30 anos de atuação de dom Nei Paulo Moretto no Estado e seus 70 anos de idade e contou com a participação do núncio apostólico do Vaticano e representante do Papa no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri. Também participaram do evento os prefeitos de Farroupilha, Bolivar Pasqual, de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, além de deputados estaduais, vereadores e demais autoridades de municípios da região. A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio ocorre há 127 anos no Estado, sempre no dia 26 de maio e final de semana correspondente. Conforme a história, a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio aconteceu no dia 26 de maio de 1432 a uma camponesa chamada Joaneta, num lugarejo chamado Caravaggio, no norte da Itália. A primeira capela para Nossa Senhora do Caravaggio foi erguida na região de Farroupilha em 1879, mesmo ano em que os moradores começaram a realizar romarias em homenagem à santa. Em 1890, os imigrantes inauguraram uma nova igreja, que até hoje é visitada por milhares de católicos para deixar no templo os ex-votos por graças e curas alcançadas. Em 1968, foi construído o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.