Sapiranga conta com nova Unidade de Conservação de uso sustentável

O RS passa a contar com 29 Unidades de Conservação municipais registradas no sistema estadual - Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) concluiu o processo de cadastramento da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Morro Ferrabraz no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc). Com isso, o Rio Grande do Sul passa a contar com 29 Unidades de Conservação municipais registradas no sistema estadual, sendo oito delas de uso sustentável.

Localizada nos contrafortes do Morro Ferrabraz, em Sapiranga, a Arie tem uma área de 5.761 hectares, inserida na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. O histórico de conservação da área começou em 1987, com o reconhecimento da importância biológica e histórico-cultural da região, onde, na segunda metade do século 19, ocorreu a batalha dos Mückers. O local ainda protege exemplares importantes da fauna e flora local, como o bugio-ruivo e a araucária. Contudo, só em 2016, com a promulgação da lei de criação da Arie, e no ano seguinte, com a delimitação da área, foi garantida a adequada proteção dessa importante região do estado.

O coordenador do Seuc, Daniel Vilasboas Slomp, salientou que as áreas de uso sustentável são importantes por permitirem a exploração do ambiente, garantindo a manutenção dos processos ecológicos e da biodiversidade de maneira economicamente viável. O técnico destacou que estão asseguradas as atividades de ecoturismo, como a prática de voo livre e o uso dos balneários.

"A região dos contrafortes do Ferrabraz tem características naturais extraordinárias e a validação dessa área como Unidade de Conservação busca garantir a manutenção da paisagem e das florestas nativas com o uso consciente dos recursos naturais pelas comunidades locais. Além disso, a área se caracteriza como um importante sítio histórico da colonização do estado com usos tradicionais que devem ser preservados", explicou.

Sistema Estadual de Unidades de Conservação

A Sema é responsável pela coordenação do sistema que reúne todas as Unidades de Conservação do RS. É o órgão que recebe a demanda, avalia a situação e autoriza o cadastramento de novas  áreas protegidas. Os municípios que têm UCs devem encaminhar pedido de validação junto à Sema. A partir do cadastramento, o município recebe apoio técnico na implantação da Unidade de Conservação, fica apto a receber repasses do ICMS Ecológico Estadual, de compensação ambiental, e ter acesso a recursos de fundos de meio ambiente e editais com fins ambientais.

Texto: Catarina Gomes/Ascom Sema
Edição: Sílvia Lago/Secom