Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sarau encena encontro de Freud com Lou Andreas-Salomé

Publicação:

A edição de novembro do sarau Freud e os escritores, que ocorre na próxima terça-feira (13), às 20h, encena o encontro entre o pai da psicanálise e a escritora russa Lou Andreas-Salomé (1861-1937). No elenco, estão a psicanalista Lenira Fleck, a
Sarau encena encontro de Freud com Lou Andreas-Salomé

A edição de novembro do sarau Freud e os escritores, que ocorre na próxima terça-feira (13), às 20h, encena o encontro entre o pai da psicanálise e a escritora russa Lou Andreas-Salomé (1861-1937). No elenco, estão a psicanalista Lenira Fleck, a escritora e artista plástica Liana Timm e a atriz convidada Janaina Pelizzon, sob a direção de Graça Nunes. A atração ocorre no foyer nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca - os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do TSP.

Lou Andreas-Salomé, cinco anos mais jovem que Freud, era uma mulher além de seu tempo. Seu brilho intelectual conferiu-lhe o fascínio que exerceu sobre homens e mulheres que com ela conviveram. Influenciou os círculos literários e artísticos, deixando marcas na vida de outros pensadores, como Nietzsche e Richard Wagner.

A intensa relação entre Freud e Lou começou quando ela já estava com 50 anos. Ao retratar a época, o sarau recria importantes momentos, entre 1911 e 1931, relembrando 20 anos de amizade, cumplicidade e sofrimento. Ambos enfrentaram problemas de saúde, as agruras da guerra, preconceitos e, principalmente, a incompreensão de uma época despreparada para receber ideias à frente de seu tempo.

Serviço:
O quê: Freud e os escritores
Quando: 13 de novembro (terça-feira), às 20h
Onde: Foyer nobre do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro s/nº) 
Entrada franca

Texto: Mariângela Machado
Foto: Claudio Etges
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul