Governador convoca 388 aprovados em concursos do IGP e da Susepe

Chamamento reitera caráter de prioridade dado à Segurança Pública pelo governo do Estado - Foto: Divulgação/IGP-RS

O governador José Ivo Sartori autorizou, nesta quinta-feira (19), o chamamento dos 106 aprovados no concurso público do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de 282 aprovados no concurso da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). São 35 peritos criminais, 35 peritos médico-legistas e 36 técnicos em perícias, 201 agentes penitenciários (APs) e 81 agentes penitenciários administrativos (APAs) aptos a dar início ao processo de treinamento.

Para o secretário Cezar Schirmer, a ação reitera o caráter de prioridade dado à Segurança Pública pelo governo do Estado. "Com este chamamento, completamos um ciclo de reposição de efetivo em todas as instituições vinculadas à secretaria. O IGP desempenha um papel fundamental no processo de investigação. O trabalho dos servidores do órgão é estratégico no combate à criminalidade. Na Susepe, estamos dando condições de operação às novas casas prisionais que iremos inaugurar até o final de 2018", frisou.

Schirmer: “Completamos um ciclo de reposição de efetivo em todas as instituições vinculadas à secretaria" - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os candidatos do IGP terão prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida. De acordo com a Divisão de Ensino do órgão, a formação dos aprovados deverá iniciar até o final de maio.

As aulas teóricas ocorrerão na Academia Integrada da Segurança Pública (ACISP), localizada na zona leste de Porto Alegre, durante 30 dias. Após esse período, inicia a formação prática, complementada por conteúdos teóricos avançados. Durante 60 dias, os alunos terão acesso aos conteúdos específicos e ao cotidiano do IGP diretamente nas sedes do Departamento de Criminalística (DC) e do Departamento Médico Legal (DML).

O diretor-geral do IGP, perito criminal Eduardo Lima Silva, salientou a importância do ingresso de novos servidores no quadro da instituição. "O governador Sartori soube observar as necessidades da instituição. A chegada dos novos servidores representará um reforço significativo e contribuirá sobremaneira para a redução do passivo de perícias", afirmou.

Reforço aos novos presídios

O chamamento dos servidores da Susepe completa o número de vagas previsto no edital do concurso, realizado em 2017. Todas as 720 serão preenchidas, fazendo com que haja efetivo suficiente para a operação das novas casas prisionais que serão inauguradas até dezembro: a Cadeia Pública de Porto Alegre II e o Presídio de Bento Gonçalves. Da mesma forma que ocorre no IGP, após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os candidatos terão prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida.

Com a chegada dos novos servidores, será possível também realocar efetivo para unidades em fase final de ampliação, como os presídios de Camaquã, Santiago e Cachoeira do Sul. "Uma ação alinhada com os investimentos significativos que vêm sendo feitos pelo governo estadual e que permitirá à Susepe manter um padrão de prestação de serviços alinhado com o que a legislação determina", avaliou o superintendente da instituição, Ângelo Carneiro.

O curso de formação dos novos APs e APAs terá a duração de 55 dias úteis e também será realizado na ACISP. O cronograma prevê 510 horas de aulas teóricas, divididas em dois turnos, e 40 horas de estágio supervisionado. As disciplinas ministradas são agrupadas em três eixos básicos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.

Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom