Sartori e ministro Fux instalam centro de estudos jurídicos no Rio Grande do Sul
Publicação:

O governador José Ivo Sartori e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, instalaram o Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale (CMR), vinculado à Academia Brasileira de Filosofia (ABF), no Rio Grande do Sul. O CMR pretende reunir grandes juristas, acadêmicos, agentes públicos e pensadores, para a produção intelectual, publicações e atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível de excelência na área jurídica. O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira, no Palácio Piratini.
Na ocasião, foi concedido o título de 'Doutor Honoris Causa', a maior honraria da Academia, ao governador José Ivo Sartori, por ser o único governador com formação em filosofia, e pelos relevantes serviços prestados ao setor público, ao longo de sua carreira. "Recebo como um estímulo para prosseguir no aperfeiçoamento constante da minha atividade pública", agradeceu Sartori.
O ministro Luiz Fux, membro da academia e presidente de honra do instituto proferiu a aula magma inicial e falou sobre o novo ordenamento jurídico do país, abordando questões relacionadas ao processo civil, como urgência, mérito, ética e filosofia do Direito.
No evento de instalação do CMR foram empossados os membros da diretoria e seus catedráticos. No ato, 19 personalidades foram diplomadas por serem realizadores e terem suas atividades reconhecidas na área jurídica. Também foi concedida a 'Medalha Pontes de Miranda', uma honraria destinada aos juristas e agentes públicos, como reconhecimento da ABF pelos relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Sul.
Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale
O Centro foi idealizado pela Academia Brasileira de Filosofia, que busca integrar representantes do meio acadêmico, jurídico e do Poder Público para criar o foco de debates e ideias visando contribuir para o enfrentamento dos grandes desafios do Estado e do Brasil.
O CMR foi idealizado na Casa História de Osório, no Rio de Janeiro. Nesse primeiro momento no estado, o núcleo funcionará de forma virtual para que, posteriormente, seja instalada em uma sede administrativa. O órgão é composto por catedráticos, com assento vitalício, dirigido pelo acadêmico titular e cientista do Direito no Brasil, professor Paulo de Barros Carvalho e tem como Presidente de Honra, o acadêmico titular, ministro do Supremo Tribunal Federal e idealizador do Novo Código de Processo Civil, Luiz Fux.
Texto: Anamaria Bessil
Edição: Denise Camargo/Secom