Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori recebe jovens cientistas que vão representar o RS no exterior

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 30.03.2017: Nesta quinta -feira (30), o governador José Ivo Sartori recebeu a visita da Delegação Brasileira de Estudantes  que representará o Brasil em feiras na Espanha e nos Estados Unidos. Os representantes receberam o
Governador Sartori recebeu os jovens vencedores do Prêmio Fundação Telefônica Vivo, que ocorreu na Mostratec 2016 - Foto: Luiz Chaves

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quinta-feira (30), no Palácio Piratini, a visita da delegação brasileira de estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS). Os jovens pesquisadores representarão o Brasil nas feiras Exporecerca Jove, na Espanha, e International Sustainable World Energy, Engineering, and Environment Project, nos Estados Unidos. Os eventos estão entre os mais importantes do setor de ciência e tecnologia mundial e ocorrem entre o mês de abril e maio.

A delegação é composta pelos alunos Luiz Perez Fruscalso Luz, Klaus Holler e Robert Buss Kaufmann, da Fundação Liberato, e Wellington Machado de Espindula, do IFRGS. A oportunidade de apresentar os projetos em nível internacional surgiu após os estudantes vencerem o Prêmio Fundação Telefônica Vivo, promovido na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em 2016.

O governador destacou a importância de ações incentivarem os estudantes a descobrirem novos caminhos. "A Mostratec é um exemplo de evento que dá certo. Oferecer oportunidades a jovens por meio de concursos e outros projetos é investir no futuro e no crescimento do Rio Grande do Sul. É uma forma de fazer o Estado ir em frente através da educação", ressaltou.

Wellington conta que a viagem é uma chance de acompanhar de perto as novidades da área em outro país. "Estou a um bom tempo fazendo pesquisa e agora, depois de vencer este prêmio, tenho a chance de ver de perto o que está sendo produzido em uma outra cultura. É uma grande motivação", disse o estudante.

O professor Elmar Corrêa de Souza, da Fundação Liberato, lembra que a dedicação do aluno e o apoio da instituição é muito importante para obter bons resultados em pesquisa. "É uma preparação de longa data. É preciso dedicação e interesse do aluno, apoio e estrutura da instituição. Porém, é uma chance de ambos saírem da sala de aula e aprenderem coisas novas", avaliou.

Botão que salva vidas

Os estudantes da Fundação Liberato, Luiz e Klaus, de Novo Hamburgo, representarão o país na Exporecerca Jove entre os dias 6 e 8 de abril, em Barcelona, na Espanha. O projeto, intitulado Demape, tem orientação do professor Elmar Corrêa de Souza e consiste num dispositivo eletrônico fixado à cintura para comunicação entre um usuário do produto e um socorrista. O objetivo é atender casos de acidente ou emergências diversas. A situação pode ser declarada ao pressionar um botão de pânico, por parte do usuário, ou com a detecção de queda da pessoa.

Inclusão digital

O estudante Wellington, do IFRGS de Osório, também participará da feira. O projeto apresentado será o K-Gestus, um framework onde a autenticação é um mecanismo essencial na segurança de sistemas computacionais. Por meio do programa, é possível delegar essa tarefa apenas a uma combinação de usuário e senhas. O objetivo é propor um mecanismo de autenticação por gestos que inclua deficientes visuais. A iniciativa tem supervisão da professora Heloisa Bressan Gonçalves.

Monitoramento cardíaco

O projeto Sistema de Monitoramento será apresentado na International Sustainable World Energy, Engineering, and Environment Project (I-SWEEEP), evento de tecnologia que acontece entre 3 e 8 de maio, em Houston, nos EUA. A ideia é do aluno Robert Buss Kaufmann, da Fundação Liberato. O projeto consiste em um monitor de arritmias cardíacas que possibilita saber se a pessoa está passando por essa anomalia, principalmente durante uma atividade física.

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul