Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde bucal na gestação é discutida em palestras virtuais

Publicação:

Card Saúde
-

Avanços e desafios do atendimento de saúde bucal no Estado e no município de Porto Alegre são o foco de palestras e debates virtuais realizados a partir da segunda-feira (19/10), e se estendem até o dia 23.  A programação integra a 19ª Semana Estadual de Saúde Bucal e da 10ª Semana Municipal de Saúde Bucal.

Neste ano, a coordenação estadual da Política de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde (SES) está focada em gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias). Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal da SES, Tatiana Lafin, no período da gestação é muito importante que as mulheres tenham cuidados com a boca, porque problemas dentais podem causar partos prematuros, entre outros agravos. “As alterações hormonais tornam as mulheres mais suscetíveis a lesões e cáries e isso pode influenciar na saúde do bebê”, alerta.

Tatiana considera que é necessário “educar a população sobre a necessidade da ida ao dentista durante a gestação, incentivando a autonomia das mulheres em procurar o cuidado, desmistificando as questões relacionadas ao atendimento odontológico durante esse período”.

A coordenadora avalia que houve avanço no desempenho dos serviços de saúde bucal no Rio Grande do Sul, com a ampliação do atendimento nas unidades de saúde. “Inclusive as gestantes, que necessitam de um cuidado especial, foram atendidas junto com as consultas do pré-natal”, explica. 

Conforme Tatiana, mesmo com a pandemia de coronavírus, os atendimentos de urgência e emergência na área não pararam. “O SUS nunca deixou de atender, por exemplo, pacientes com suspeita de câncer na boca”, informa. Houve também ampliação da cobertura do atendimento nas unidades básicas de saúde. “Em janeiro de 2020, a cobertura populacional era 45% e, até abril, foi registrada no RS uma cobertura populacional de 46% no número de equipes de saúde bucal na atenção básica”. 

Também houve aumento do número de laboratórios regionais de próteses dentárias. Em 2019, o RS tinha 89 unidades e, em maio de 2020, chegou a 140 laboratórios.

Acesso à programação

As palestras da segunda-feira (19/10), às 15h, “Previne Brasil: Indicador de desempenho de atendimento odontológico à gestante” e “Abordagem integral em saúde bucal da gestante e da puérpera” serão transmitidas ao vivo pelo canal Webex.

Para assistir ao vivo as palestras da teça-feria (20/10), às 13h, com o tema “Trajetória profissional do dentista negro e a pauta antirracista na odontologia", é preciso fazer a inscrição aqui

As demais palestras serão transmitidas ao vivo no saudepoa, o canal do Youtube da Secretaria da Saúde de Porto Alegre. 

Clique aqui para acessar a programação completa.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul