Saúde confirma óbito por febre amarela e reitera importância da vacina em área de risco
Publicação:
A Secretaria da Saúde confirma o óbito de paciente por febre amarela silvestre ocorrido na cidade de Santo Ângelo, em 25 de dezembro. A doença foi adquirida, provavelmente, na zona rural de Eugênio de Castro. Um novo caso suspeito foi notificado nessa terça-feira (6), em Porto Alegre, de paciente que havia estado no município de Pirapó. Mas a confirmação depende de análise laboratorial no Instituto Adolfo Lutz.
O secretário da Saúde, Osmar Terra, falou à imprensa, nesta quarta-feira (7), para prestar mais informações sobre o assunto. Reiterou que 500 mil doses de vacina foram distribuídas a moradores das áreas de risco, na região Noroeste do Estado, e que um reforço de mais 500 mil doses foi solicitado ao Ministério da Saúde. Nossa recomendação é para que todos os moradores dessas áreas de risco, bem como os viajantes com destino a essas localidades, se vacinem, alertou.
A vacina contra febre amarela tem duração de dez anos e deve ser aplicada em crianças a partir dos nove meses de idade. Pessoas que pretendam viajar para os municípios de risco devem receber a dose em um posto de Saúde, com dez dias de antecedência. O mosquito transmissor da doença é característico das matas e vegetações à beira de rios e não sobrevive em áreas urbanas. O secretário descartou a possibilidade de epidemia no Estado.
Para proteger a população do Noroeste gaúcho, a Secretaria da Saúde ampliou a zona de transição para transmissão da doença. Além dos 52 municípios que já estavam bloqueados, foram incluídos outros 35 na estratégia de vacinação, no final de 2008, e outros 13, neste mês de janeiro. Terra lembrou que os dois casos notificados foram de pacientes que não estavam vacinados, embora houvesse vacina à disposição.
São os seguintes os municípios pertencentes à área de risco:
Alecrim, Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bossoroca, Caiçara, Campina das Missões, Cândido Godói, Crissiumal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Garruchos, Horizontina, Iraí, Itacurubi, Jaguari, Jari, Mata, Nova Candelária, Nova Esperança do Sul, Novo Machado, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Planalto, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santiago, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Toropi, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vicente Dutra, Vista Alegre, Vista Gaúcha, Ajuricaba, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Caibaté, Capão do Cipó, Catuípe, Cerro Largo, Chiapetta, Coronel Barros, Cruz Alta, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Humaitá, Ijuí, Jóia, Mato Queimado, Miraguaí, Nova Ramada, Pejuçara, Rolador, Salvador das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Três de Maio, Tupanciretã, Ubiretama, Vitória das Missões, Alto Alegre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Maçambará, Quevedos, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí e Unistalda.