Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde do Estado reforça atendimento na Fan Fest e estádio Beira-Rio

Publicação:

Serviço conta com ambulâncias da Samu 192
Serviço conta com ambulâncias da Samu 192 postos médicos avançados - Foto: Taiane Rodrigues

A Força Estadual da Saúde instalou, nesta terça-feira (24), dois postos médicos avançados, um no espaço da Fan Fest e outro no Parque Marinha do Brasil, junto ao estádio Beira-Rio em Porto Alegre. A iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) deve-se ao grande número de turistas que se encontram na Capital devido ao jogo entre Argentina e Nigéria que ocorre, às 13h desta quarta-feira (25).

As unidades estão localizadas em pontos estratégicos próximos aos dois eventos que receberão os maiores aglomerados de pessoas. Nestes locais pode ser necessário o reforço no atendimento, em caso de acidente com múltiplas vítimas. Os serviços contam com 60 profissionais de saúde e 10 ambulâncias do Samu 192.

Preparação para o evento de massas
Desde 2011 a SES/RS vem se preparando para esta atuação durante eventos de massa. Foram diversas reuniões da Câmara Temática da Saúde na Copa 2014, com o Minitério da Saúde, Anvisa, Forças Armadas e secretarias da Saúde de Viamão e da Capital para a estruturação do plano de ação e integração dos serviços e atendimentos. A partir destes encontros foram elaborados 20 projetos detalhando as ações nas diversas áreas do Sistema Único de Saúde (SUS) e também com a parceria da rede privada de saúde.

A preparação das equipes de saúde para atuarem no evento, em caso de acidentes ou desastres em meio a aglomerados humanos, foi efetivada, por meio de simulados com a participação do Samu de Porto Alegre, com apoio operacional do Samu estadual, Segurança Pública e Exército. Também foi realizado um curso de emergências hospitalares em março.

No âmbito da vigilância em saúde, foram realizadas inspeções sanitárias em serviços de alimentação,estabelecimentos de saúde e hotéis. Foi feita a classificação dos serviços de alimentação e implementação do número de laboratórios de entomologia e água, além de ações de controle vetorial e de roedores. A vigilância da saúde do trabalhador vistoriou os ramos hoteleiro, de transportes, construção civil, trabalho informal, prevenção de acidentes de trabalho e prostituição infantil.

Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul