Saúde propõe parceria às comunidades terapêuticas
Publicação:
Nesta terça-feira (22), o secretário da Saúde, Osmar Terra, reúne-se com os representantes de cerca de 50 comunidades terapêuticas gaúchas para apresentar a segunda etapa da estratégia do governo estadual de combate à epidemia do crack. A primeira etapa foi a instituição de incentivos financeiros para a abertura de 500 leitos em hospitais gerais voltados ao atendimento de usuários de álcool e outras drogas, em especial de crack.
Na reunião prevista para as 9 horas no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), Terra fará a proposta de cadastramento às comunidades e anunciará os requisitos para recebimento dos incentivos estaduais. A idéia é que, após o período de internação para desintoxicação em leito hospitalar, o usuário permaneça algum tempo numa comunidade terapêutica, diminuindo a possibilidade de recaída, hoje em torno de 30%. Após o período nas comunidades terapêuticas, o paciente será referenciado aos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs).
As entidades convidadas foram previamente selecionadas através de levantamento das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), e uma portaria de regulação dessa estratégia de incentivos foi elaborada por técnicos da Secretaria da Saúde dos departamentos de Ações em Saúde e de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, do Programa de Prevenção da Violência, Centro Estadual de Vigilância em Saúde e Hospital Psiquiátrico São Pedro.