SDPI apoia Indústrias gaúchas que participam da São Paulo Prêt à Porter
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As empresas gaúchas do setor têxtil que participam da 3ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios - São Paulo Prêt à Porter apostam na construção de uma identidade e na diferenciação para atrair compradores. A mostra começou no domigo (13) e prossegue até quarta-feira (16), no Pavilhão Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), 28 empresas gaúchas estão reunidas em um estande coletivo. Esse é o primeiro ano que o Governo do Estado, através da SDPI , subsidia a participação da indústria têxtil na feira. Mesmo não fazendo parte dos 22 setores estratégicos, avaliamos que o setor têxtil é fundamental para a economia gaúcha, ressalta a coordenadora da Área Internacional da SDPI, Mariela Klee.
Entre as marcas do Rio Grande do Sul que participam da São Paulo Prêt à Porter, três fazem parte de um projeto que valoriza a identidade cultural. A Bordados Jussara, Up Man e Iungui, do Arranjo Produtivo Local (APL) Polo de Moda da Serra Gaúcha, integram o Projeto Identidade Cultural da Serra Gaúcha, resultado de um estudo das pesquisadoras Bernardete Susin Venzon e Eliana Rela, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto, realizado pelo Polo de Moda - APL apoiado pela política de economia da cooperação - e UCS, teve orientação do estilista Walter Rodrigues, que lançou às empresas o desafio de perceberem os valores culturais para destacarem em suas coleções. A proposta é valorizar a identidade, desenvolvendo coleções que mesclem experimentações, produtos de tecnologias conhecidas, mas ainda não trabalhadas pela marca, e itens que fazem parte do DNA da empresa. Buscamos interpretar nossa identidade cultural para traduzir em produtos que resgatassem esses valores com originalidade, conta a empresária Janete Jung Castro, da marca infantil Iungui.
Na linha infantil, Janete trabalha com alfaiataria, o que já diferencia seus produtos da concorrência. Com o projeto de identidade cultural, a marca se destacou ainda mais. Buscamos elementos locais, com temática do gaúcho, com matéria-prima natural - 100% algodão e bordados manuais, detalha Janete. Lançada em outubro, a nova coleção já é percebida pelo mercado. Houve interesse. Esperamos que se traduza em vendas.
Mesmo não integrando o projeto de identidade cultural, outras empresas também buscam valorizar os valores locais. É o caso da Balagandã, de Santa Maria, que busca nas suas origens a inspiração para produzir acessórios. Referências ao Rio Grande do Sul podem ser percebidas nas alças e formatos das bolsas, nas alpartagas - calçado típico usado pelo gaúcho -, e em produtos diferenciados feitos à mão.
Texto: Assessoria SDPI
Edição: Redação Secom (51)3210-4305