Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SDR discute a regulamentação do Programa Agroindústria Familiar

Publicação:

Uma reunião do Comitê Gestor do Programa Agroindústria Familiar, nesta quinta-feira (8), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) serviu para apresentar um balanço das ações realizadas em 2011. O encontro também
SDR discute a regulamentação do Programa Agroindústria Familiar

Uma reunião do Comitê Gestor do Programa Agroindústria Familiar, nesta quinta-feira (8), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) serviu para apresentar um balanço das ações realizadas em 2011. O encontro também apontou as metas para 2012. 

A necessidade de ajustes na minuta do decreto que orienta a Política Estadual da Agroindústria Familiar no RS foi o principal tema do encontro. Diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento da SDR (Daca), Ricardo Fritsch disse que as sugestões vão contribuir para agilizar a redação final do texto.

Diretora-adjunta do Daca, Joice Timm considerou positiva a retomada do Programa de Agroindústria Familiar e do selo Sabor Gaúcho. Uma grande conquista foi a questão da legislação. Por conta disso, nós sabemos que, independente do governo, haverá um outro olhar para o agricultor, avaliou. Atualmente, o Programa Agroindústria Familiar possui 470 agricultores cadastrados e a meta da SDR para 2012 é legalizar e implantar, junto com a Emater, 350 agroindústrias.

Além disso, a ideia é elaborar projetos de créditos para agroindústrias familiares e reforçar a questão da assistência técnica, dando suporte ao agricultor desde a concepção do negócio até a comercialização dos produtos. Para esse ano, também estão previstos mais cursos de qualificação voltados ao público do programa, como boas práticas da fabricação, gestão e processamento. No dia 3 de abril, o Comitê Gestor volta a se reunir para continuar a análise da regulamentação do decreto.

Participaram da reunião representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria da Fazenda; Casa Civil; Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária; Emater; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS; Universidade Estadual do RS; Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e o Sindicato e Organização das Cooperativas do RS.

Texto: Assessoria de Comunicação SDR
Foto: Joana Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul