Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SDR leva produtos da agroindústria gaúcha para evento nacional

Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) garantiu a participação de agroindústrias gaúchas na 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Sul. A SDR proporcionou o transporte e a infraestrutura necessária para a exposição dos
SDR leva produtos da agroindústria gaúcha para evento nacional

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) garantiu a participação de agroindústrias gaúchas na 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Sul. A SDR proporcionou o transporte e a infraestrutura necessária para a exposição dos produtos de aproximadamente uma dezena de agroindústrias no evento que ocorre, na Capital paulista, até o próximo domingo (17).

Os gaúchos foram acompanhados pelo diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento, Ricardo Fritsch. Ele destacou que o objetivo da participação no Salão do Turismo é acessar as políticas que o Governo Federal possui para as agroindústrias, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e toda sua equipe. Além disso, vamos apresentar os produtos de agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul para todo o Brasil, garantiu Fritsch.

Mercado
Nos dois primeiros dias do 6º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, o Mercado da Agricultura Familiar comercializou mais de R$ 67 mil em produtos do Talentos do Brasil Rural. O espaço Talentos do Brasil - Moda vendeu mais de R$ 10 mil, superando a expectativa em sua participação no maior evento de turismo da América Latina.

O espaço voltado para moda também recebeu visita de uma grande operadora de turismo interessada em realizar projeto de roteirização, levando turistas para conhecer os empreendimentos das artesãs do Projeto Talentos do Brasil. Os empreendimentos que participam do evento deste ano, selecionados por chamada pública, comercializam alimentos e bebidas do Projeto Talentos do Brasil Rural como parte de uma estratégia mercadológica para impulsionar a inserção dos produtos agroindustriais no mercado do turismo.

O Mercado da Agricultura Familiar conta com mais de 70 tipos de produtos, entre hortifruti orgânicos, legumes e verduras diferenciadas e in natura. Já no Espaço da Moda, roupas e acessórios com matérias primas sustentáveis feitas por artesãs da agricultura familiar do Projeto Talentos do Brasil. Este ano, o espaço está mais bonito, mais bem estruturado, estamos sendo procurados pelo público que consome nossos produtos aqui e os que perguntam tudo sobre nosso trabalho. Eles estão interessados em fazer pequenas lojas em hotéis, pousadas, disse Cleni Campos, uma das expositoras do espaço Talentos do Brasil - Moda.

Cleni é artesã e participa de todas as etapas de produção e administração da Cooperativa Lã Pura (RS), tendo participado de todas as edições do Salão do Turismo. Ela observa que os visitantes encontram grande diversidade em todo o Salão e essa variedade de produtos brasileiros também está representada no espaço de moda.

Vitrine para a agroindústria e o turismo
A participação dos agricultores familiares no 6º Salão do Turismo representa uma oportunidade para que possam promover e comercializar seus produtos aos consumidores, realizar negócios, além de ampliar a rede de relacionamento com o mercado do turismo, hospedagens, bares, restaurantes, agentes de viagens e operadores de todo o Brasil.  O valor comercializado no mercado da agricultura familiar no ano passado, no 5º Salão do Turismo, chegou a R$ 238,4 mil em cinco dias de evento.

Texto: Roger da Rosa / com informações do MDA
Foto: Ricardo Fritsch
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul