SDR realiza seminário sobre créditos de carbono na Capital
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promoveu nesta terça-feira (10), o debate sobre o potencial do Rio Grande do Sul no mercado de carbono no Brasil. O encontro contou com a presença do coordenador-geral do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Secretaria de Políticas Econômicas do Governo Federal, Aloísio de Melo, que apresentou o estágio atual da implantação do mercado de carbono no país.
Segundo Mello, o mercado de carbono é um tema complexo, que ainda está sendo avaliado e analisado, mas que é necessário boas iniciativas. Por sua amplitude, representa boas chances para o Brasil em vários setores, em especial a agricultura familiar. É uma oportunidade que se apresenta e estamos em fase de elaboração e análise dos sistemas relacionados ao carbono, disse.
Para o secretário da SDR, Ivar Pavan, o debate surge do desequilíbrio ambiental, da repetição cada vez maior das secas e da necessidade do pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos agricultores. O mercado de carbono pode ser uma alternativa para manter o agricultor na propriedade e uma possibilidade de renda, além da preservação da natureza, afirmou.
Ainda segundo o coordenador-geral do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Secretaria de Políticas Econômicas do Governo Federal, no Brasil existem experiências com geração de créditos de carbono em atividades agrícolas, no tratamento de dejetos de suínos e atividades de reflorestamento. No futuro este mercado será fonte de renda para a agricultura e como forma de compensação, além de oportunizar a estabilização do clima. No Estado, o objetivo é formar um grupo de trabalho entre secretarias afins e entidades que dialoguem com o tema.
Texto: Aline Rodrigues
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51)3210-4305