Secretaria apoia realização de evento internacional sobre energias renováveis
Publicação:

Evento pioneiro na área de energias renováveis que conta com o apoio Secretaria de Desenvolvimento e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento - SDPI e AGDI respectivamente - a Renex South America foi lançada oficialmente nesta terça-feira (23) no Estado. A mostra ocorrerá em Porto Alegre de 27 a 29 de novembro.
Realizada pela primeira vez na América Latina, a feira tem origem no setor de energias renováveis da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. No almoço de lançamento, realizado no Hotel Plaza São Rafael, na Capital, o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, representou o titular da SDPI, Mauro Knijnik. A energia eólica é um dos setores estratégicos da nossa Política Industrial. E uma das principais metas desse setor, por meio do Programa RS Eólico, era trazer para o Estado um evento internacional para que nosso corpo técnico e as empresas pudessem se atualizar. O evento de hoje consolida essa ação, afirmou.
Também estiveram presentes o diretor de Infraestrutura e Energia da AGDI, Marco Franceschi, e o coordenador de Energia e Comunicações, Eberson Silveira. Uma das tecnologias que a Renex trará é para a geração descentralizada de energia por meio de aerogeradores de pequeno porte, exemplificou Franceschi.
O diretor de Engenharia e Operações da Eletrosul, Ronaldo Custódio, conferiu a palestra Mercado Brasileiro de Energias Renováveis e o Papel da Eletrosul. Para ele, o grande desafio é estancar a tendência de aumento da emissão de CO2 e a elevação da temperatura da Terra. A solução é desenvolver as alternativas de geração de energia sem emissão de gases de efeito estufa, concluiu. O lançamento marcou ainda a assinatura do protocolo de intenções entre SDPI, AGDI e Eletrosul para atualização do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul.
Contribuíram para a vinda do evento ao Brasil o grande potencial do país em energias renováveis e os planos de expansão de energias renováveis do governo brasileiro, o que aumentará a demanda por produtos internacionais e know-how. Nesse contexto, o Rio Grande do Sul se destaca especialmente pelo elevado potencial eólico, que representa 11% do nacional. Além disso, o setor é um dos 22 considerados prioritários pela Política Industrial gaúcha.
Sobre a Renex South America
Os segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás e biomassa serão abordados na Renex South America, que tem como objetivo ser uma plataforma multissetorial de apresentação de novidades da indústria, tendências, inovação, ideias e de atração de investimentos para os mercados brasileiro e latino de energias renováveis. Mais informações pelo site http://renex-southamerica.com.br.
Texto: Bianka Nieckel
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom