Secretaria da Agricultura e Embrapa discutem parceria para a difusão de tecnologias
Publicação:
O estabelecimento de parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio com a Embrapa Pecuária Sul foi pauta de reunião realizada na manhã desta sexta-feira (12), na sede do órgão de pesquisa, no município de Bagé. Participaram do encontro o secretário da Agricultura Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o chefe-geral da unidade de pesquisa, Alexandre Varella.
Entre os temas debatidos, estão as tecnologias desenvolvidas para o controle de plantas invasoras, a mutação Booroola em ovinos - que promove a duplicação do número de nascimento de cordeiros - e a organização e qualificação da cadeia de produção de sementes forrageiras no Estado.
A intenção da Secretaria da Agricultura é contribuir para levar até os produtores rurais, através da elaboração de programas e convênios, as tecnologias e projetos desenvolvidos pela Embrapa. Para o secretário Mainardi, o aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo é uma alternativa importante para o controle das plantas invasoras prejudiciais às áreas produtivas e, por isso, precisa ser disponibilizado ao produtor rural em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado.
Já a introdução da mutação Booroola nos rebanhos de ovelhas vai compor um conjunto de ações para o desenvolvimento da ovinocultura no Rio Grande do Sul, assim como o programa Mais Ovinos no Campo. Sabemos que esse salto na produtividade, provocado pela duplicação do número de nascimento de cordeiros, vai necessitar de maiores cuidados e atenção do produtor rural, por isso, precisamos da parceria com as instituições de pesquisa e extensão para dar maior suporte aos criadores, afirmou o secretário.
Conforme o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, através de tecnologias como a mutação Booroola, o controle integrado do Capim-Annoni e o fomento da cadeia de sementes forrageiras, que são produtos oferecidos pela Embrapa, juntam-se esforços para reforçar as políticas públicas que vêm sendo propostas pelo Governo do Estado.
A máquina Campo Limpo
Sua performance está baseada na aplicação seletiva - somente as espécies invasoras entram em contato com o herbicida -, abrangendo toda a parte aérea das plantas. O equipamento foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul e é licenciado para fabricação e comercialização pela Grazmec, empresa sediada em Não-Me-Toque (RS).
A mutação Booroola
As ovelhas Booroola apresentam alta frequência de partos múltiplos causada por uma mutação genética ocorrida naturalmente, o que proporcionou o desenvolvimento de técnicas moleculares para o diagnóstico e a transferência dessa característica para qualquer grupo racial por cruzamento dirigido. Introduzida primeiramente nas raças Corriedale e Texel, a mutação Booroola oferece uma nova opção para o ovinocultor comercial promover o aumento da fecundidade do seu rebanho.
Texto: Juliana Brum
Foto: Fernando Goss
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305