Secretaria da Agricultura homenageia 70 anos da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos
Publicação:

Em almoço realizado na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, nesta quinta-feira (19), o secretário Luiz Fernando Mainardi entregou ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) uma placa em homenagem aos 70 anos da entidade. Para Mainardi, a Arco se constitui em um braço operacional para execução das políticas públicas que buscam o fortalecimento da ovinocultura. O trabalho da entidade qualifica a ovinocultura, valoriza as raças e cria condições para o aumento da renda dos produtores.
Em função dos bons preços da carne e da lã, especialmente, com uma grande demanda interna e externa pela carne, a ovinocultura vive um momento de recuperação, afirmou o secretário, destacando que o consumo interno vem crescendo principalmente porque nos últimos anos houve crescimento de renda da população. Temos no Brasil hoje uma classe média que corresponde em número a população total da Argentina, exemplificou.
Ele enfatizou que tanto a Arco como a Secretaria da Agricultura estão desafiadas a executar ações que dêem sustentabilidade a esse novo momento, com ampliação da produção, regularidade na produção e compromisso com produtos de qualidade.
O presidente da Arco, Paulo Schwaab, lembrou que a entidade foi criada em 1941 a partir do trabalho do veterinário Geraldo Nunes Vieira, funcionário da Secretaria da Agricultura. Foi firmada parceria com o Governo do Estado, que cedeu técnicos para atuarem na entidade na década de 50 e, nos anos 70, ocorreu a expansão da atuação para o nível nacional, com o apoio do então ministro Cirne Lima.
Hoje estamos empenhados na revitalização do setor, pois temos uma das melhores genéticas do mundo, um grande espaço para crescer e nos transformar de importador de carne, lã, pele e leite ovino em exportador, afirmou Schwaab, para logo em seguida reconhecer que o Programa Mais Ovinos no Campo, uma das primeiras ações do atual Governo do Estado, tem dado uma grande contribuição para esta virada de jogo.
Também foi homenageado na ocasião o veterinário Francisco José Perelló Medeiros, de 86 anos, superintendente do Serviço Genealógico da Arco, inspetor técnico na região Sul, que trabalhou por 58 anos na Secretaria da Agricultura cedido para a Arco. Quando entrei na entidade, tinha 33 anos e ela 16, uma guriazinha, logo me apaixonei, brincou Medeiros.
Texto: Marcos Pérez
Foto: Vilmar da Rosa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305